YouTube lança recurso para evitar vício em “Shorts”

O Google está implementando um recurso para auxiliar usuários do YouTube a consumir vídeos verticais curtos de maneira mais saudável. A nova função permite estabelecer um limite diário para consumo dos Shorts. Quando este for atingido, bloqueará a reprodução dos conteúdos.

Popularizado pelo TikTok, o feed de vídeos verticais têm a capacidade de prender os usuários por períodos significativos de tempo. Isso acontece porque as plataformas combinam gatilhos psicológicos e estratégias de design de apps para explorar o sistema de recompensa imediata do cérebro, cuja dopamina é parte fundamental.

Anteriormente, no primeiro semestre deste ano, os primeiros indícios de que o YouTube já trabalhava em uma ferramenta para evitar que indivíduos passassem tempo excessivo consumindo vídeos curtos começaram a surgir. No entanto, foi só nesta semana que a empresa começou a liberar a função para todos os usuários.

O comunicado do YouTube sobre os Shorts

“Os Shorts são uma parte essencial da experiência no YouTube. Definir um limite de tempo de rolagem no feed de Shorts permite essa exploração, ao mesmo tempo que ajuda os usuários a serem mais criteriosos sobre seus hábitos de visualização e a gerenciar seu tempo de forma eficaz”, diz a plataforma em comunicado.

Segundo a empresa, será possível definir um limite diário de tempo de rolagem no feed do Shorts diretamente nas Configurações. Ao atingir o limite de tempo definido, os usuários receberão uma notificação. Ela vai informar que a navegação nos conteúdo do Shorts foi pausada no dia em questão.

O YouTube ainda revelou em comunicado que está trabalhando para colocar os limites de tempo nas ferramentas de controle parental. De acordo com as informações divulgadas, a novidade deve ser disponibilizada para todos antes do final de 2025.

Assim, a empresa acredita que a função oferecerá aos pais e responsáveis a capacidade de controlar o tempo de consumo de Shorts de crianças e adolescentes ativamente. O que pode ser extremamente útil para quem busca acompanhar de perto os hábitos de internet de seus filhos.

Identificados potenciais alvos terapêuticos contra tipos raros de câncer infantil

OpenAI lança seu próprio navegador: Atlas chega e desafia o Chrome

The post YouTube lança recurso para evitar vício em “Shorts” appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima