O X anunciou uma medida que sepulta definitivamente o Twitter, eliminando chaves de segurança física para autenticação de dois fatores.
A plataforma de Elon Musk publicou a medida no último final de semana, alertando que os usuários precisam redefinir seus dispositivos até o dia 10 de novembro.
A intenção do X é desativar completamente o uso do domínio twitter.com nos processos de autenticação. Para migrar completamente para o domínio x.com, é preciso encerrar o suporte a chaves físicas porque elas são vinculadas ao domínio de origem por criptografia.
Christopher Stanley, engenheiro de segurança da X, afirmou que a plataforma quer evitar improvisos para manter a confiança do domínio.
“As chaves precisam ser reinscritas no X para garantir a segurança e funcionamento adequado”, explicou Stanley, que também atua nas equipes do xAI e da SpaceX.
Desse modo, quem não atualizar o método de login até a data limite terá sua conta temporariamente bloqueada até concluir o processo de redefinição. Além disso, o X alertou que pode colocar à venda contas abandonadas.
Vale ressaltar que a mudança não afeta métodos alternativos de autenticação de dois fatores, como aplicativos. De acordo com o X, a atualização não tem relação a falhas de segurança, mas, sim, à mudança de domínio, enterrando de vez o Twitter.
Para atualizar sua chave de segurança, os usuários devem acessar:
Configurações > Segurança e acesso à conta > Autenticação de dois fatores > Gerenciar chaves de segurança.
O X já começou a enviar notificações aos usuários ativos com chaves físicas, mas não esclareceu se o domínio twitter.com será desativado completamente. Mesmo assim, a exigência marca mais um passo para consolidar a marca X e se afastar gradualmente do Twitter.
The post X enterra Twitter e exige atualização de chaves de segurança appeared first on Giz Brasil.