A Microsoft, assim como outros grandes players do setor de tecnologia, está integrando ferramentas de inteligência artificial agêntica mais profundamente em seus produtos, incluindo o Windows 11, que promete ficar cada vez mais inteligente e útil para sua base de usuários.
Para quem não está familiarizado com o termo, a IA agêntica são ferramentas alimentadas por IA capazes de realizar tarefas em nome do usuário de forma autônoma. No entanto, assim como outras soluções de IA generativa, estão sujeitas a erros no funcionamento e a gerar resultados muito diferentes do esperado.
Sabendo disso, a Microsoft está desenvolvendo mecanismos para mitigar os potenciais riscos da tecnologia. Uma vez que os agentes da empresa são capazes de acessar arquivos e informações pessoais. Vale destacar tambpem que eles podem ser explorados por cibercriminosos para roubo de dados e aplicação de golpes online.
Os detalhes do Windows 11 com IA
De acordo com a empresa, as ferramentas executadas no Windows 11 terão seu próprio perfil, ou seja, atuarão completamente isolados da conta pessoal do usuário. Na prática, os agentes não terão permissão para acessar a conta primária do proprietário do PC não devem interferir na “área de trabalho” dos usuários.
Além disso, eles vão gerar registros detalhados de suas atividades e oferecerão meios de monitoramento do que estão fazendo. As ferramentas vão exibir listas completas contendo as etapas necessárias para concluir as tarefas solicitadas, garantindo assim maior transparência e segurança.
Ainda assim, as preocupações em torno do nível de acesso dos agentes ao sistema operacional ainda geram muitas preocupações. Eles são capazes, por exemplo, de acessar arquivos pessoais, incluindo documentos, imagens e vídeos, embora haja uma restrição ao nível de acesso que terão aos aplicativos instalados.
Outra novidade de IA que começa a ser disponibilizada gradativamente para todos os usuários do Windows — e também já levanta preocupações — é o Copilot Vision, capaz de ler, entender o contexto do que aparece na tela dos usuários e oferecer sugestões úteis e contextualmente relevantes.
IA encontra rastros escondidos de vida em rochas de 3,3 bilhões de anos
IA vai salvar o clima ou turbinar a crise? Debate esquenta na COP30 em Belém
The post Windows 11 ganha “ajudantes” de IA invisíveis; e isso pode ser perigoso appeared first on Giz Brasil.