O WhatsApp está desenvolvendo uma nova funcionalidade que permite a adoção dos mesmos nomes de usuário de Facebook e Instagram. A informação foi descoberta pelo portal WABetaInfo, que é especializado na cobertura do mensageiro da Meta.
Segundo o site, a versão 2.25.32.3 beta do aplicativo para Android possibilita a inserção de nomes de usuário de outras redes da Meta na plataforma de mensagens. As indicações passam por um rigoroso sistema de verificação para garantir que a nomenclatura escolhida realmente pertence ao dono da conta.
Após a empresa concluir o processo, a empresa vincula o nome de usuário ao perfil do WhatsApp. O recurso deve ser útil especialmente para criadores de conteúdo que buscam fortalecer sua identidade em diferentes serviços de redes sociais.
Além disso, a nova funcionalidade deve beneficiar empresas que utilizam o WhatsApp Business. Aliás, nos últimos dias, a companhia passou a disparar notificações para a versão corporativa da plataforma, afirmando que a funcionalidade será disponibilizada até o fim do primeiro semestre do ano que vem.
“O WhatsApp está trabalhando em um recurso que permitirá aos usuários reservar os mesmos nomes de usuário que usam no Facebook e no Instagram, e ele estará disponível em uma atualização futura!”.
Mais mudanças
Enquanto trabalha na adição de novos recursos, a equipe jurídica do WhatsApp se prepara para se adequar a um possível enquadramento na Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. Segundo a Bloomberg, o mensageiro pode ser enquadrado como “Plataforma Online Muito Grande”.
Caso se confirme, obrigará a empresa a seguir regras mais rigorosas para não ter suas operações paralisadas na região. Entre as ações necessárias, estariam, por exemplo, a divulgação semestral do número de usuários. Isto é mandatório para plataformas tecnológicas com mais de 45 milhões de usuários nos países do bloco.
Além disso, as empresas com essa designação precisam fazer análises frequentes sobre conteúdo criminoso ou prejudicial e implementar estratégias efetivas para moderação do material veiculado online. Porém, a pena para descumprimento pode ser multa de até 6% do faturamento atual.
LEIA TAMBÉM:
Cometa interestelar 3I/ATLAS se aproxima da Terra após passar pelo Sol
Rumor: Galaxy S26 Ultra terá carregamento mais rápido de 60W
The post WhatsApp poderá adotar o mesmo nome de usuário do Instagram appeared first on Giz Brasil.
