TikTok agora deixa você escolher quanto conteúdo de IA quer ver no feed

O TikTok anunciou um conjunto de novas ferramentas para identificação e controle de conteúdos gerados por inteligência artificial em sua plataforma. A iniciativa inclui recursos para ajustar a quantidade de conteúdo de IA no feed “Para Você”, tecnologia de marcas d’água invisíveis e um fundo educacional de US$ 2 milhões.

A plataforma está testando uma funcionalidade que permitirá aos usuários determinar quanto conteúdo gerado por IA desejam ver. Este recurso terá integração com o “Gerenciar Tópicos”, ferramenta que já permite ajustar a frequência de visualização de conteúdos em mais de 10 categorias diferentes, como Dança, Esportes e Comidas e Bebidas, por exemplo.

Transparência e identificação de conteúdo

O TikTok utiliza múltiplas estratégias para identificar conteúdos gerados por inteligência artificial. A plataforma, por exemplo, já exige que os usuários identifiquem materiais realistas criados com IA. Como resultado dessas medidas, mais de 1,3 bilhão de vídeos já foram rotulados.

Além disso, a empresa emprega a tecnologia C2PA Content Credentials, que incorpora metadados ao conteúdo para identificar quando algo é gerado por IA. Assim, esta tecnologia permite que o TikTok e outras plataformas que utilizam o mesmo sistema reconheçam automaticamente conteúdos criados artificialmente.

“Nas próximas semanas, começaremos a adicionar marcas d’água invisíveis ao conteúdo gerado por IA criado com nossas ferramentas, como o AI Editor Pro, e ao conteúdo carregado com C2PA Content Credentials”, informou a empresa em comunicado.

Marcas d’água invisíveis

Um dos principais desafios é que os usuários podem remover os rótulos de identificação quando o conteúdo é recarregado ou editado em outros ambientes. Para solucionar esse problema, o TikTok está implementando o que chama de “marcas d’água invisíveis”.

Esta tecnologia adiciona uma camada de proteção que apenas a plataforma consegue identificar, dificultando a remoção por terceiros. O TikTok continuará lendo as C2PA Content Credentials e incorporando-as ao conteúdo gerado por IA criado na própria plataforma.

Fundo educacional e parcerias

A empresa está destinando US$ 2 milhões para um fundo de alfabetização em IA. O investimento financiará especialistas como GirlsWhoCode na criação de conteúdos educativos sobre alfabetização e segurança em inteligência artificial para o feed “Para Você”.

O programa já conta com mais de 20 especialistas distribuídos em mais de uma dúzia de mercados globais, com planos de expansão contínua.

Por outro lado, o TikTok tornou-se patrocinador da organização sem fins lucrativos The Partnership on AI (PA). Aliás, ingressou em dois comitês diretores que pesquisam a interseção da IA com empresas e conexão humana.

Além disso, desde 2023, a plataforma é membro fundador do “Framework para Práticas Responsáveis ​​em Meios Sintéticos” da PA.

Controle de conteúdo pelos usuários

Quando questionados sobre como os usuários podem controlar o conteúdo que veem, representantes do TikTok mencionaram o botão “não tenho interesse”. Isso porque ele é uma das principais ferramentas disponíveis para personalizar recomendações.

Assim, as iniciativas fazem parte da estratégia do TikTok para garantir transparência e responsabilidade no uso da inteligência artificial, enquanto oferece experiências que agregam valor à sua comunidade. A empresa acredita que a IA pode transformar a forma como as pessoas compartilham criatividade e descobrem novos interesses na plataforma.

The post TikTok agora deixa você escolher quanto conteúdo de IA quer ver no feed appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima