Tesla: tentativa de atravessar EUA no “piloto automático” termina em acidente

Uma dupla de investidores/influenciadores da Tesla tentou atravessar os Estados Unidos utilizando um Modelo Y, no modo Full Self-Driving (FSD) — o piloto automático da marca. O problema foi que o plano não saiu como o planejado e os influencers não chegaram a cumprir nem 3% do trajeto que tinham planejado.

Ainda nos primeiros quilômetros do trajeto, o veículo acabou sofrendo graves danos após colidir com destroços na pista. Uma câmera registrou o momento. Veja no vídeo do YouTube:

Promessa de Elon Musk nunca se concretizou

Como mostra o conteúdo, o veículo atingiu detritos na via e sofreu graves danos na parte inferior, incluindo na suspensão do veículo. O motorista não estava com as mãos no volante no momento da colisão — lembrando que a ação é recomendada pela montadora para que os condutores tenham tempo hábil para reagir em eventuais emergências.

Elon Musk prometeu há quase dez anos atrás que o FSD de sua empresa possibilitaria confortáveis viagens de “costa a costa” nos EUA, mas até hoje isso nunca se concretizou. Foi justamente isso o que a dupla tentou fazer — ir de San Diego, na Califórnia, e Jacksonville, na Flórida, antes da viagem ser subitamente interrompida.

O piloto automático da Tesla é visto sob muita desconfiança e, neste momento, a empresa tenta obter autorizações para viabilizar seu serviço de robotáxi, que vem passando por testes em Austin, no Texas. A principal crítica é o fato de a empresa utilizar no sistema apenas câmeras. Ou seja, sem sensores redundantes que, ao menos em teoria, ofereceriam maior segurança.

Atualmente, o governo norte-americano investiga acidentes possivelmente causados por falhas no sistema FSD da empresa. Fora dos Estados Unidos, alguns acidentes que, inclusive, tiveram vítimas fatais, também colocam a confiabilidade da solução em dúvida e pode dificultar a obtenção de aprovações essenciais para a empresa.

Aliás, de acordo com o Electrek, a empresa está tentando encobrir pelo menos três acidentes envolvendo seu serviço de robô em Austin. Isso teria acontecido nos dois primeiros meses de testes de uma frota de tamanho pequeno na cidade Texana.

LEIA TAMBÉM:

O que é melhor: lanches ou refeições para alunos nas escolas? Estudo revela qual oferece melhor custo-benefício

Novas imagens de rede de radiotelescópios EHT revelam fenômeno inesperado de inversão em buraco negro

The post Tesla: tentativa de atravessar EUA no “piloto automático” termina em acidente appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima