Tesla ativa função “Mad Max” em carros; veja o que ela faz

A Tesla lançou, na atualização v14.1.2, o modo “Mad Max” em seu software de direção autônoma. Oposto do sistema atual, ele dirige mais rápido do que os limites estabelecidos e faz mais mudanças de faixa, mesmo em congestionamentos.

Em suas primeiras 24 horas, usuários relataram que o sistema chegou a ultrapassar placas de pare, bem como o limite de velocidade em mais de 24 km/h. Ou seja, o “Mad Max” é uma configuração que permite que o carro decida quando e como infringir as leis de trânsito.

Isso pode representar um risco de acidentes não só para os donos de Tesla, como também para quem está dividindo a estrada com um. Por essa razão, críticos acreditam que seja necessário reforçar o controle sobre a autonomia “supervisionada”.

Vale lembrar que já existiam recursos semelhantes no Autopilot da marca. Além disso, recentemente, a National Highway Traffic Safety Administration abriu uma investigação de Teslas por violações de segurança do sistema de direção totalmente autônoma.

Segundo o Digital Trends, ao investir nesse recurso, a Tesla está testando até onde pode levar a inovação antes de se deparar com uma barreira da lei. A empresa, aliás, já tem processos por homicídio culposo e o Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia, nos EUA, está avaliando a suspensão de suas vendas.

Até então, a Tesla não se pronunciou sobre a pressão para regular a tecnologia e o modo “Mad Max” permanece ativo na versão mais recente do sistema FSD v14.1.2. Musk, aliás, continua defendendo a autonomia dos carros da Tesla, argumentando que os reguladores estão impedindo a inovação.

No entanto, caso seus produtos gerem um novo acidente, a companhia pode ter que realizar uma reversão de software ou enfrentar restrições severas.

The post Tesla ativa função “Mad Max” em carros; veja o que ela faz appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima