SpaceX pode perder contrato com a NASA para levar astronautas à Lua

A SpaceX pode não ser a empresa escolhida pela NASA para enviar os astronautas da missão Artemis 3 à Lua. De acordo com Sam Duffy, diretor interino da agência, atrasos no desenvolvimento da Starship fizeram a NASA considerar outras opções.

Em 2021, a NASA firmou um contrato de US$ 2,9 bilhões com a SpaceX para construir um lander para a tripulação da Artemis 3 que viajará para a Lua. No entanto, mudanças no lançamento da missão e pressões internas causaram a reavaliação.

Em entrevista à CNBC na última segunda-feira (20), Sean Duffy afirmou que a SpaceX está “atrasando o processo”. “Eles estão adiando as datas e o presidente [Trump] quer levar os astronautas à Lua ainda neste mandato”, afirmou Duffy.

Além disso, o diretor-interino da NASA revelou que a agência vai expandir o contrato da Artemis 3 para incluir propostas da Blue Origin, rival da SpaceX.

A empresa aeroespacial de Jeff Bezos já possui um contrato com a NASA de US$ 3,4 bilhões para desenvolver o lander da Artemis 5. Agora, conforme os comentários de Sean Duffy, a Blue Origin pode ser uma alternativa à SpaceX para levar os astronautas à Lua pela Artemis 3.

Posteriormente, a NASA confirmou que solicitou à SpaceX e à Blue Origin a apresentação de planos de aceleração para viabilizar o envio dos astronautas da Artemis 3 à Lua.

As empresas devem apresentar os planos até o próximo dia 29 e a NASA também busca ideias de outras empresas para aumentar a frequência de missões lunares.

Contudo, vale ressaltar que os atrasos da Artemis 3 não são exclusivamente culpa da SpaceX. Problemas envolvendo a nave Orion, além de outras sondas e trajes espaciais, bem como tecnologias necessárias, contribuíram para o atraso da missão.

A Artemis 3, cuja previsão inicial de lançamento seria entre 2024 e 2025, agora deve ocorrer em 2028, conforme Sean Duffy.

Musk afirma que só a SpaceX pode levar os astronautas da Artemis 3 à Lua

Obviamente, a reação de Elon Musk não foi das melhores. O dono da SpaceX respondeu aos comentários de Duffy em uma publicação no X, ironizando a Blue Origin.

Segundo Musk, enquanto a Starship realizou 11 voos de teste, “a Blue Origin nunca transportou uma carga sequer, muito menos à Lua”.

Além disso, Musk respondeu a um comentário sobre como a concorrência e a inovação entre empresas são cruciais “para o domínio espacial dos EUA” e para o desenvolvimento do HLS da Artemis 3.

“A concorrência não vai conseguir [criar um lander para a Lua]. A SpaceX se move na velocidade da luz em relação às outras empresas. A Starship vai acabar realizando toda a missão lunar. Gravem minhas palavras”, disse Musk.

Contudo, quem avança muito rápido é a China, que pode levar astronautas à Lua em 2030, superando, talvez, o lançamento dos astronautas da Artemis 3 pela SpaceX.

The post SpaceX pode perder contrato com a NASA para levar astronautas à Lua appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima