Em 2017, o iceberg A68, de 5.800 quilômetros quadrados, se desprendeu da plataforma de gelo Larsen C, com 200 metros de espessura. Com isso, cientistas encontraram milhares de ninhos de peixes na região remota do Mar de Weddell Ocidental, na Antártida.
Robôs subaquáticos revelaram ninhos no fundo do mar organizados em agrupamentos geométricos. Pequenas depressões na areia marcam os ninhos limpos da espessa camada de detritos de fitoplâncton que ainda cobre as áreas próximas.
Os arquitetos desses ninhos são uma espécie conhecida como peixe-rocha-amarelo (Lindbergichthys nudifrons). Cada ninho era guardado por um dos pais, o que acredita-se ser uma estratégia de sobrevivência.
Os densos agrupamentos demonstram a teoria do “rebanho egoísta”, na qual indivíduos no centro obtêm proteção dos vizinhos. Acredita-se que os ninhos solitários nos cantos sejam de indivíduos maiores e mais fortes, mais capazes de defesa.
Expedição revelou ninhos de peixes e necessidade de proteção na Antártida
Em 2019, a Expedição ao Mar de Weddell partiu a fim de realizar um amplo estudo científico nas águas ao redor da plataforma de gelo Larsen C. E, além disso, procurar, mapear e fotografar os destroços do navio de Sir Ernest Shackleton, o Endurance, perdido em 1915.
Com o desprendimento do iceberg A68, uma parte do fundo do mar antes selada sob o gelo se tornou acessível para coleta de dados. Na época, o gelo denso e plurianual impediu a tripulação de encontrar os destroços durante a missão. Entretanto, a experiência apoiou o planejamento da expedição Endurance22, no mesmo navio, em 2022. Assim, a equipe conseguiu localizar os destroços preservados, a uma profundidade de 3.008 metros.
Trabalhos anteriores no Mar de Weddell já revelaram uma das maiores colônias de reprodução de peixes conhecidas na Terra. Agora, as novas descobertas evidenciam que a área contém um Ecossistema Marinho Vulnerável, um habitat único e frágil crucial para a biodiversidade. Dessa forma, apoia a designação formal do Mar de Weddell como Área Marinha Protegida.
The post Robô subaquático encontra ninhos de peixes sob o gelo da Antártida appeared first on Giz Brasil.