O bar e restaurante Hush Harbor, em Washington, Estados Unidos, é o primeiro estabelecimento “livre de celulares” na capital norte-americana. De acordo com o jornal The Washington Post, outros locais já sugeriram evitar o uso de eletrônicos. No entanto, a casa é pioneira em criar essa regra.
Sendo assim, ao chegar ao espaço, os clientes são orientados deixar os dispositivos dentro de bolsas com trava magnética. Então, mais tarde, para voltar a usar os aparelhos, basta destravá-las com um imã ao sair do local.
Contudo, mesmo com as bolsas fechadas, ainda é possível sentir o aparelho vibrar. Além disso, também é possível sair para checar o dispositivo e entrar novamente no estabelecimento quantas vezes quiser.
O chef, Rahman “Rock” Harper, vencedor do reality de culinária “Hell’s Kitchen”, também segue as regras do local. Ele, aliás, já contou ao público que mantém seu celular no porão durante as horas de trabalho a fim de se desconectar e focar nos pratos. Antes de abrir o restaurante, Rock já tinha feito parte de eventos livres de aparelhos eletrônicos durante as refeições.
Em meio a uma cidade tão conectada, a ideia de um bar sem celular recebeu reações mistas, de acordo com o chef. “A maioria das pessoas estava totalmente tranquila”, disse (via NBC Washington). “Algumas pessoas estavam, tipo, supercéticas. Algumas pessoas estavam hesitantes… porque tínhamos uma médica. Ela estava de plantão. Mas superamos isso”, contou.
De acordo com ele, a ideia não é controlar o tempo de uso dos aparelhos, mas sim incentivar as pessoas a aproveitar o momento. Por isso, o espaço conta com jogos de tabuleiro, biblioteca, toca-discos e pátio. E, para quem não abre mão das fotos, o dono explicou que os registros podem ser feitos pelas câmeras instantâneas Polaroid disponibilizadas pela casa.
“Não somos contra a tecnologia. Somos a favor da presença”, finalizou Harper.
The post Restaurante em Washington é o 1º da cidade a banir celulares; saiba por quê appeared first on Giz Brasil.