Relógio do Juízo Final está mais perto do apocalipse

O Bulletin of the Atomic Scientists definiu o “Relógio do Apocalipse” em 85 segundos para a meia-noite. Assim, estabelecendo a marca mais próxima da catástrofe desde sua criação. A organização fez o anúncio na última terça-feira (27) durante apresentação nos Estados Unidos. A nova posição representa um avanço em relação aos 89 segundos registrados em janeiro de 2025, que já era considerada a configuração mais crítica até então.

A organização justificou o ajuste pelo aumento da agressividade e nacionalismo entre as principais potências mundiais no último ano. De acordo com a CBS News, os especialistas apontaram riscos crescentes relacionados a armas nucleares, mudanças climáticas e tecnologias disruptivas como fatores determinantes para a nova configuração do relógio.

“A humanidade não fez progressos suficientes nos riscos existenciais que nos colocam todos em perigo”, explicou Alexandra Bell, presidente e CEO do Bulletin of the Atomic Scientists.

Daniel Holz, presidente do conselho de ciência e segurança da organização e professor de física da Universidade de Chicago, nos EUA, destacou a iminente expiração de um importante acordo internacional. “Pela primeira vez em mais de meio século, não haverá nada impedindo uma corrida armamentista nuclear desenfreada”, afirmou sobre o tratado estratégico de armas de 2010 entre EUA e Rússia, que expirará na próxima semana.

Múltiplos fatores de risco

Em relação às mudanças climáticas, Holz informou que os níveis de dióxido de carbono atmosférico e do mar atingiram recordes históricos. “Secas, incêndios, inundações e tempestades continuam a se intensificar e se tornar mais erráticas, e isso só vai piorar”, alertou.

Além disso, o especialista também expressou preocupação com a inteligência artificial. “A IA é uma tecnologia disruptiva significativa e acelerada. A IA também está potencializando a desinformação, o que torna ainda mais difícil abordar todas as outras ameaças que consideramos”, disse.

Histórico do relógio

O Bulletin of the Atomic Scientists, por meio de seu conselho de ciência e segurança, é responsável por definir a posição do “Relógio do Apocalipse”. A organização avalia continuamente os riscos globais para determinar a proximidade de uma catástrofe potencial.

A organização ajustou o relógio mais de duas dezenas de vezes em quase oito décadas. A marca mais distante da meia-noite foi 17 minutos. Ela foi registrada em 1991, após o fim da Guerra Fria e a assinatura de um tratado estratégico de armas entre a União Soviética e os EUA.

A década de 2020 começou com o relógio marcando 100 segundos para a meia-noite. Essa posição se manteve por dois anos até 2023. Isso porque ele foi movido para 90 segundos devido aos perigos da guerra da Rússia na Ucrânia, configuração que permaneceu em 2024.

O Bulletin apresentou o relógio pela primeira vez em 1947, após os Estados Unidos usarem bombas atômicas contra o Japão na Segunda Guerra Mundial. Assim, a organização afirma que seus objetivos são “ajudar a avançar ideias acionáveis para reduzir ameaças existenciais”.

Chamado à ação

Bell enfatizou que as questões que influenciam a configuração do relógio do apocalipse têm solução, porém exigem cooperação. “Toda vez que conseguimos fazer os ponteiros do relógio retrocederem, foi porque tínhamos cientistas e especialistas trabalhando para encontrar soluções e um público que exigia ação”, disse. “Cada segundo conta, e estamos ficando sem tempo”, acrescentou.

Holz também manifestou preocupação com o “aumento crescente de autocracias nacionalistas”. “Se o mundo se fragmentar em uma abordagem de nós contra eles, de soma zero, aumenta a probabilidade de que todos percamos”, alertou.

Além disso, o físico mencionou ainda os tiroteios fatais neste mês por agentes federais, nos EUA, e o que chamou de “erosão dos direitos constitucionais dos cidadãos norte-americanos”. “A história mostrou que quando os governos se tornam irresponsáveis perante seus próprios cidadãos, conflito e miséria seguem”, concluiu.

The post Relógio do Juízo Final está mais perto do apocalipse appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima