Relembre os 10 terremotos que mais abalaram o mundo

No último dia 30 de julho deste ano, um poderoso terremoto abalou a Rússia, gerando tsunamis que atingiram o Japão, Havaí e o Alasca, entrando para a história como um dos maiores do mundo.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto ocorreu quando a placa tectônica do Pacífico se chocou com a placa da América do Norte.

Segundo o órgão, a causa foi um deslize próximo a uma área de falha tectônica. Desse modo, o terremoto da Rússia foi o maior desde 2011 e está entre os 10 maiores terremotos que abalaram o mundo.

Portanto, o terremoto da Rússia é um dos maiores da história, empatando com terremotos na América do Sul, com uma magnitude de 8,8.

Confira os 10 maiores terremotos da história de acordo com os dados do USGS

10. Sumatra – Indonésia (2012)

Imagem: UNICEF/Reprodução

Também conhecido como “Sismos do Oceano Índico de 2012”, o terremoto que ocorreu em Aceh, no litoral norte da Indonésia, teve uma magnitude de 8,6 e produziu um segundo abalo de 8,2. O evento gerou pânico na população, causando 12 mortes, cuja maioria foi por ataques cardíacos.

Por ocorrer majoritariamente no mar, o evento causou poucos danos materiais e não houve risco de tsunamis. Por outro lado, o abalo aumentou a pressão na falha da placa que causou o tsunami devastador de 2004.

9. Índia e Tibet (1950)

Além de ser o nono maior terremoto da história, este abalo, que ocorreu entre a província de Assam, na Índia, e o Tibet, ocupa o primeiro lugar entre os maiores terremotos registrados somente em terra.

No dia 15 de agosto de 1950, duas placas continentais se chocaram e causaram o terremoto, cujo epicentro fica nas colinas Mishmi, no nordeste da Índia. No Tibet, o terremoto com magnitude de 8,6 resultou em enormes deslizamentos de terra e erosões, destruindo vilas inteiras.

Mas na Índia, o estrago também foi grande. 70 vilas foram destruídas pelos deslizamentos e o colapso de barragens naturais. Estimativas apontam que cerca de 4.800 pessoas morreram, com a maioria sendo do Tibet.

8. Ilhas Rat – EUA (1965)

Nove anos após um dos maiores terremotos da história devastar as Ilhas Aleutas, conjunto de ilhas vulcânicas entre os EUA e a Rússia, um abalo nas Ilhas Rat, em 1965, conseguiu superar o antecessor.

As Ilhas Rat, no Alasca, fazem parte da cadeia que formam as Ilhas Aleutas, entre as placas norte-americana e a Placa do Pacífico. Com isso, a região tem grande atividade sísmica.

Em 1965, um terremoto nas Ilhas Rats, com 8,7 de magnitude, causou um tsunami com ondas de 10 metros que chegaram a uma ilha vizinha a 304 quilômetros de distância.

Além disso, o terremoto resultou em outro tsunami com ondas de 1 metro que chegaram ao Havaí, a mais de quatro mil quilômetros de distância.

O terremoto das Ilhas Rat, apesar de ser um dos maiores da história, não causou danos consideráveis graças à pequena população na área.

7. Terremoto de Esmeraldas – Equador e Colômbia (1906)

No início do século 20, em 31 de janeiro, um dos maiores terremotos da história abalou as costas do Equador e da Colômbia. De acordo com dados do USGS, o terremoto matou 1.500 pessoas.

Além disso, o Terremoto de Esmeraldas, que recebeu o nome da província equatoriana, gerou um tsunami que se espalhou pela América Central, San Francisco e, até mesmo, Japão.

A causa foi o encontro entre as placas de Nazca, nos Andes, e a da América do Sul. Com 8,8 de magnitude, o terremoto empata com o próximo da lista e com o da Rússia, que ocorreu neste ano.

6. Chile (2010)

Um dos maiores e mais recentes terremotos de mega impacto do mundo

Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Há 15 anos, um terremoto destruiu o litoral e o centro do Chile na manhã do dia 27 de fevereiro. Com 8,8 de magnitude, o abalo é considerado um megaterremoto, que ocorre entre zonas de convergências de placas tectônicas.

Com duração de cerca de três minutos, um dos maiores terremotos da história atingiu quase todo o território chileno. O abalo matou mais de 500 pessoas e deixou 1,8 milhão de desabrigados.

O terremoto foi tão intenso que houve registros de tremores em São Paulo, a 4.620 km do Chile, causando uma ruptura no fundo do mar que resultou em alertas de tsunami em 53 países. As estimativas do prejuízo material figuram na casa dos US$ 30 bilhões.

5. Kamchatka – Rússia (1952)

Se invertermos os dois últimos números do ano deste terremoto, poderíamos citar o abalo deste ano, que figura entre os maiores da história e ocorreu na mesma região.

No entanto, estamos falando do primeiro terremoto da história a atingir 9 em magnitude, que matou metade da população da pequena cidade de Severo-Kurilsk quando um tsunami de 18 metros devastou a região inteira.

Vale ressaltar que o terremoto ocorreu durante o governo de Stalin na União Soviética. Portanto, as estimativas são confusas sobre o número de mortes devido à censura.

Os números variam entre 2.336 a 14 mil mortes, mas o fato é que o tsunami causou prejuízos até no Havaí. O evento, além de ser um dos maiores terremotos do mundo, é o maior da história da Rússia até hoje.

4. Tohoku – Japão (2011)

Um dos maiores terremotos do mundo destruiu a usina de Fukushima

Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

O nome oficial do terremoto que causou o Desastre de Fukushima é “Grande Terremoto do Leste do Japão” e figura entre os maiores do mundo em termos de magnitude e devastação.

Em março de 2011, o terremoto e tsunami de Tohoku, entrou para a história como o maior terremoto do Japão, registrando 9,1 de magnitude. O epicentro fica a 72 quilômetros do litoral norte de Honshu, a maior ilha do Japão.

O terremoto de 11 de março de 2011 foi tão poderoso que inclinou o eixo da Terra em 25 centímetros e moveu o arquipélago de Honshu em 2,4 metros para o leste.

Mas o grande marco deste terremoto foi o tsunami que engoliu cidades inteiras e, com ondas de até 40 metros, quebrou defesas para conter tais desastres. Obviamente, as consequências do terremoto na destruição da usina nuclear de Fukushima são lembradas até hoje.

Com 22 mil pessoas mortas e 130 mil desabrigadas, um dos maiores terremotos da história é lembrado no Japão pela data quando ocorreu: 11/03.

3. Terremoto do Oceano Índico (2004)

Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Assim como o que abriu a lista, este terremoto começou em Sumatra, na Indonésia, mas o processo tectônico foi tão superior que muitos se lembram do evento como o “Tsunami de 2004”.

Com 9,1 de magnitude, o terremoto que começou na Indonésia rompeu um segmento de 1.300 km do limite da placa de Sumatra, mas a causa foi a convergência da pequena placa da Birmânia com a placa índica.

Esse processo de convergência é subducção. O processo ocorre quando a placa menor ficou acima da maior e o rompimento causou uma pressão no fundo do mar que liberou uma energia maior que mil bombas de Hiroshima.

O terremoto criou um dos tsunamis mais devastadores da história, que atingiu 14 países, matando mais de 200 mil pessoas, no sudeste asiático. Imortalizado em filmes e documentários, o abalo de 2004 continua sendo o maior terremoto da Ásia e o desastre natural mais devastador do século 21.

2. Grande Terremoto do Alasca – EUA (1964)

Um ano antes de um dos maiores terremotos da história do Alasca, que também listamos aqui, houve um abalo que é o mais poderoso da história da América do Norte até hoje.

Chegando ao fim da lista, é possível notar que os maiores terremotos do mundo ocorreram nos mesmos locais ou em áreas próximas. Isso não ocorre por acaso, já que terremotos são consequências de falhas em placas tectônicas, sobretudo na região do Pacífico.

Desse modo, o maior terremoto da América do Norte, que tirou 128 vidas, teve uma magnitude de 9,2 devido ao rompimento simultâneo das falhas das placas do Pacífico e da América do Norte.

Mesmo durando três minutos, o terremoto do Alasca destruiu prédios e rodovias na região, além de causar tsunamis para além do Alasca, que chegaram ao Canadá e ao Japão.

1. Grande Terremoto do Chile (1960)

Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Para fechar a lista dos maiores terremotos do mundo, voltamos 50 anos antes à mesma região do mesmo país que ocupa o quinto lugar. Em 1960, o maior terremoto da história ocorreu próximo à cidade de Valdivia, no Chile.

Com 9,5 de magnitude, o terremoto foi um dos mais mortais da história, matando 5.700 pessoas, além de ter uma duração considerável de 10 minutos.

O abalo causou deslizamentos no litoral e no centro do Chile e, como muitos outros do resto da lista, também gerou um tsunami que afetou mais ainda a região.

Além disso, dois dias após o terremoto, o vulcão Cordón Caulle entrou em erupção como resultado direto da atividade sísmica. A erupção durou 59 dias, mas causou menos danos que o terremoto.

The post Relembre os 10 terremotos que mais abalaram o mundo appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima