Por que o Xbox Series X sumiu das lojas do Brasil?

Desde o início do ano, os consumidores brasileiros estão notando uma incômoda ausência nas lojas brasileiras. O Xbox Series X, a mais potente variante da atual geração de consoles da Microsoft, simplesmente sumiu das prateleiras de varejistas brasileiras.

Quando encontrado em plataformas online, o aparelho de videogame está custando bem mais alto que os valores sugeridos pela fabricante.

O que ocorreu no primeiro semestre foi uma súbita interrupção no fornecimento de remessas para o mercado local. A baixa demanda em relação ao seu principal concorrente — que já vendeu mais que o dobro de unidades na atual geração — encorajou a empresa a mudar a estratégia global de distribuição, o que impactou negativamente a disponibilidade do produto no Brasil.

Além disso, no Brasil, o Xbox Series S, um modelo de desempenho mais modesto e preço mais acessível, é muito mais popular. Embora alguns desenvolvedores tenham reclamado das limitações de performance do produto, em mercados em desenvolvimento ele vai muito bem entre o público gamer.

O que há neste momento no Brasil são ofertas a preços exorbitantes no chamado “mercado cinza”. Ou seja, um circuito paralelo de vendedores não autorizados oficialmente pela marca.

Nova abordagem da Microsoft

É importante destacar também que a Microsoft vem adotando uma abordagem diferente desde o ano passado. A empresa está suspendendo a exclusividade de vários títulos do Xbox Studios e disponibilizando em múltiplas plataformas. Isso, inclusive no PlayStation, seu principal concorrente.

A empresa também acredita bastante em seu serviço de jogos em nuvem, o Xbox Cloud Gaming, que permite que os jogadores se divirtam com um catálogo vasto de jogos sem necessariamente terem um console. Basta um dispositivo com tela e acesso à internet para conferir os games.

Em relação à escassez do Xbox Series X no mercado brasileiro, a Microsoft nunca admitiu publicamente ter interrompido o fornecimento para os varejistas locais, mas reconheceu que as estratégias de distribuição podem ser alteradas sem que haja uma comunicação prévia.

Em resposta a um questionamento feito pelo jornal Folha de São Paulo no começo do ano, a empresa se limitou a dizer que “as pessoas no Brasil podem continuar jogando com Xbox em seus consoles atuais, PCs, com o Game Pass e em smartphones, tablets ou TVs com o Xbox Cloud Gaming”.

LEIA TAMBÉM:

Tesla: tentativa de atravessar EUA no “piloto automático” termina em acidente

Rooney revela game que motivava time do Manchester United nos tempos áureos

The post Por que o Xbox Series X sumiu das lojas do Brasil? appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima