Polêmica: Tesla sugere “piloto automático” para motoristas sonolentos

Elon Musk prometeu há quase dez anos que o Full Self-Driving (FSD), o sistema de direção autônoma da Tesla, seria capaz de funcionar de maneira 100% autônoma e sem supervisão humana. Porém, até hoje, a promessa não foi cumprida e, para piorar, existem mais dúvidas do que certezas em relação à tecnologia.

A polêmica mais recente envolvendo o sofisticado sistema tecnológico é o fato de uma atualização ter adicionado alertas que incentivam os motoristas a utilizá-lo em situações de cansaço ou sonolência. Isso porque a própria empresa desencoraja essa prática.

De acordo com a Wired, um hacker descobriu que notificações estavam sendo enviadas para motoristas que estavam trocando de faixa involuntariamente por esgotamento físico. Ou quando detectava um comportamento que, de alguma forma, denunciava sono no condutor do veículo.

“Piloto automático” da Tesla

O FSD da Tesla é incapaz de operar de forma totalmente autônoma. Porém, é capaz de realizar manobras de estacionamento ou “conduzir” o veículo em vias públicas, realizar curvas, parar em semáforos ou trocar de faixa, por exemplo. A recomendação da empresa é que, quando o recurso estiver ativado, os condutores precisam estar com ambas as mãos no volante e concentrados para reagir caso seja necessário.

Uma das mensagens dizia “Desvio de faixa detectado. Deixe o FSD auxiliar para que você possa manter o foco”, enquanto outra “Sonolência detectada. Mantenha o foco com o FSD”. Alguns donos de veículos da marca confirmaram em redes sociais que chegaram a receber os alertas.

A montadora não recomenda a prática. Isso porque ela exige total atenção dos motoristas quando a função está ativada e, inclusive, bloqueia o uso do recurso por até uma semana caso seus alertas sejam ignorados.

O FSD da Tesla está disponível também no serviço de robotáxi em testes na cidade de Austin, no Texas. No entanto, todos os veículos da frota contam com um monitor humano no banco do passageiro pronto para agir em caso de falhas técnicas. O sucesso do projeto da empresa é fundamental para suas ambições a longo prazo de Elon Musk.

LEIA TAMBÉM:

Bactérias de ilhas do litoral paulista são testadas no combate a doenças da soja

Cirurgião do outro lado do mundo opera brasileiro com ajuda de robô

The post Polêmica: Tesla sugere “piloto automático” para motoristas sonolentos appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima