Cientistas canadenses descobriram o mecanismo para a produção sintética de moléculas de mitrafilina, um agente alcaloide presente em plantas com efeitos promissores contra o câncer.
Em um estudo publicado em setembro, cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica (UBC), no Canadá, desenvolveram um método para desvendar o processo molecular por trás da biossíntese de plantas com alcaloides espiro-indólicos.
Alcaloides espiro-indólicos são uma pequena, mas potente, classe de moléculas de plantas com estruturas químicas retorcidas em forma de anel.
Em 2023, Thu-Thuy Thang, principal autor do estudo, identificou a enzima de plantas que consegue formar essa configuração molecular. Agora, Thang e outros cientistas da UBC descobriram duas enzimas essenciais para essa configuração que formam a mitrafilina.
Como funciona o mecanismo das plantas que produz moléculas contra o câncer
De acordo com o estudo, uma enzima se alinha aos componentes moleculares das plantas, enquanto a segunda é responsável pelo formato molecular. Desse modo, os cientistas conseguiram descobrir como recriar o genoma da Mitragyna parvifolia, espécie endêmica da Ásia com propriedades psicoativas.
Com o mapeamento genômico, os cientistas podem isolar e verificar enzimas das plantas que contêm o mecanismo de produção de moléculas contra o câncer. Aliás, o estudo revela que testes bioquímicos posteriores confirmaram o papel dessas enzimas na formação da estrutura molecular tridimensional.
A mitrafilina, presente somente em pequenas quantidades das famílias Mitragyna e Uncaria, é famosa pela dificuldade de síntese química devido ao arranjo dos átomos que formam as estruturas das moléculas.
A Uncaria tomentosa, que os cientistas também estudaram a produção de moléculas e descobriram o potencial contra o câncer, é a planta unha-de-gato, presente na Amazônia.
A extração tradicional das moléculas de ambos os gêneros de plantas é insustentável. Além disso, os esforços sintéticos costumam falhar ao replicar a geometria necessária da estrutura molecular.
Portanto, a descoberta do mecanismo de produção e como extrair as moléculas que combatem o câncer dessas plantas pode revolucionar a bioengenharia.
Além disso, o estudo pavimenta o entendimento sobre a biossíntese de espiro-indólicos em várias espécies de plantas, possibilitando a criação de medicamentos contra o câncer com propriedades específicas.
The post Plantas revelam mecanismo de produção de moléculas contra o câncer appeared first on Giz Brasil.