Pesquisadores descobrem que você pisca no ritmo da música que escuta

Cientistas da Academia Chinesa de Ciências descobriram que o ser humano pisca conforme o ritmo da música que está escutando, demonstrando como o cérebro coordena estímulos auditivos e respostas motoras involuntárias.

Aliás, em um estudo publicado na última semana, os cientistas destacam que a descoberta amplia o entendimento sobre como o cérebro percebe a música e sua integração com movimentos físicos.

Para descobrir por que você pisca conforme a música, os cientistas convidaram 100 participantes que ouviram músicas clássicas ocidentais cujos tempos eram fáceis de seguir. Desse modo, sem qualquer instrução prévia, os participantes começaram a piscar conforme o tempo da música.

Além disso, não houve alteração mesmo quando os cientistas reproduziram as faixas de trás para frente. Ou seja, um mecanismo do cérebro é responsável por automatizar a maneira como o ser humano pisca conforme o ritmo da música.

Embora involuntário, o ato de piscar demonstrou ser sensível à estrutura rítmica musical, surpreendendo os cientistas, que registraram a sincronização das ondas cerebrais com o ritmo musical.

Contudo, quando os participantes dividiram a atenção com outras tarefas, houve uma interrupção na sincronia das piscadas.

“Quando a sincronização das piscadas desaparece, o fenômeno é mais do que um mero reflexo sensorial, mas depende do engajamento auditivo do contexto. Além disso, pessoas com maior sincronização de piscadas obtiveram um melhor desempenho ao detectar variações de tons musicais além da batida”, afirmam os cientistas.

Por imagens de difusão por ressonância magnética, os cientistas identificaram que os humanos piscam de acordo com a música devido a diferentes estruturas no cérebro.

Os resultados comprovaram que diferenças individuais fortalecem a sincronização, mas os cientistas destacam que a “simples descoberta” pode revolucionar a neurologia.

“Este comportamento oferece uma janela implícita sobre como processamos ritmos e sua coordenação profunda entre audição e ação pode resultar em uma nova métrica clínica para avaliar condições neurológicas relacionadas a distúrbios neuromotores.”

The post Pesquisadores descobrem que você pisca no ritmo da música que escuta appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima