Partículas do cometa interestelar 3I/ATLAS podem atingir a sonda Europa Clipper, da NASA, que viaja a Júpiter, entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro.
A colisão será durante o periélio do cometa, em 29 de outubro, quando ele estará a cerca de 200 milhões de quilômetros do Sol, na órbita de Marte.
As informações são de um estudo que ainda aguarda revisão acadêmica, publicado por cientistas da Agência Espacial Europeia e do Centro Finlandês de Meteorologia.
Os cientistas desenvolveram o software “Tailcatcher” (“caçador de caudas” em tradução literal) para prever e localizar encontros entre sondas ou planetas com os íons das caudas de cometas.
O programa rastreia o movimento do material em pequenas camadas de vento solar, prevendo se há íons da cauda de um cometa em direção a espaçonaves. No entanto, tal coincidência é rara, ocorrendo quando um cometa cruza a linha imaginária entre o Sol e uma nave.
“Identificar esses fenômenos pode ser difícil, já que suas assinaturas aparecem como flutuações pequenas no vento solar. Mas esses possíveis encontros representam a primeira oportunidade para imersão direta em um material de um objeto interestelar”, diz o estudo.
Além disso, de acordo com o estudo, os componentes do 31/ATLAS também podem se encontrar com a Hera, sonda da ESA que vai estudar o asteroide Dydimos.
Trump pode atrapalhar sonda da NASA a estudar 3I/ATLAS
A sonda da NASA, atualmente a mais de 300 milhões de quilômetros do Sol, pode absorver camadas de vento solar com íons do 3I/ATLAS. Os cientistas se empolgam com a possibilidade, que permite estudar sistemas interestelares.
Contudo, a oportunidade pode não acontecer com a sonda da NASA, já que o governo dos EUA está em paralisação federal desde o dia 1º.
A ação concede ao poder executivo a autoridade para paralisar todas as operações não essenciais dos órgãos federais. No caso da NASA, a paralisação não afetou somente o programa Artemis, pois o governo quer enviar astronautas à Lua ainda no mandato de Trump.
Portanto, a Europa Clipper opera de modo autônomo, sem assistência da NASA, e o governo proíbe a agência de ativar os instrumentos da sonda. Portanto, a análise do cometa 3I/ATLAS pela NASA depende de quando durar a paralisação dos EUA.
Aliás, um dos motivos da paralisação foi porque o congresso não aprovou os cortes no orçamento da NASA. Então, a maior chance de encontro é com a sonda Hera.
The post Partículas de cometa 3I/ATLAS pode atingir sonda da NASA appeared first on Giz Brasil.