Ouça Marte: NASA divulga som de descargas elétricas no planeta vermelho

O rover Perseverance da NASA registrou descargas elétricas em redemoinhos de poeira na superfície de Marte. A descoberta foi feita por meio do instrumento SuperCam, que captou gravações de áudio e sinais eletromagnéticos, confirmando assim um fenômeno que cientistas teorizavam há décadas sobre o Planeta Vermelho. Os primeiros registros ocorreram em 2021, durante o 215º dia marciano da missão.

As descargas elétricas são produzidas quando minúsculos grãos de poeira em movimento geram carga elétrica suficiente por fricção para criar arcos elétricos.

Este efeito, chamado triboelétrico, é comparável ao que ocorre quando uma pessoa caminha de meias sobre um tapete e toca uma maçaneta metálica, gerando uma pequena faísca. Escute:

Como ocorrem as descargas elétricas em Marte

O fenômeno acontece nos redemoinhos de poeira, que são colunas rotativas de ar quente formadas quando o ar próximo à superfície marciana é aquecido pelo contato com o solo e sobe através de camadas mais densas e frias.

“O carregamento triboelétrico de partículas de areia e neve é bem documentado na Terra, particularmente em regiões desérticas, mas raramente resulta em descargas elétricas reais”, disse Baptiste Chide, membro da equipe científica do Perseverance. “Em Marte, a atmosfera fina torna o fenômeno muito mais provável, já que a quantidade de carga necessária para gerar faíscas é muito menor do que o necessário na atmosfera próxima à superfície da Terra.”

Registros sonoros captados pelo SuperCam

O SuperCam, equipado com um microfone originalmente projetado para analisar sons do laser ao atingir rochas, conseguiu capturar também os sons dos eventos elétricos nos redemoinhos de poeira.

“Conseguimos alguns bons exemplos onde você pode ouvir claramente o som de ‘estalo’ da faísca”, disse o coautor Ralph Lorenz, cientista do Perseverance. “Na gravação do redemoinho de poeira do Sol 215, você pode ouvir não apenas o som elétrico, mas também a parede do redemoinho de poeira se movendo sobre o rover. E no redemoinho de poeira do Sol 1.296, você ouve tudo isso mais algumas das partículas impactando o microfone.”

Dados coletados durante a missão

Ao longo da missão, o SuperCam documentou 55 eventos elétricos distintos em Marte. Destes, o rover registrou 16 quando redemoinhos de poeira passaram diretamente sobre o Perseverance.

Além disso, os cientistas identificaram 35 descargas associadas à passagem de frentes convectivas durante tempestades de poeira regionais no planeta. Aliás, a pesquisa também revelou que as descargas elétricas não apresentaram aumento durante as estações marcianas em que as tempestades de poeira são mais frequentes.

Implicações para futuras missões

Os cientistas ainda investigam como esse fenômeno afeta a química atmosférica, o clima e a potencial habitabilidade de Marte a longo prazo. Considerando a abundância de poeira no planeta, as cargas elétricas geradas pelo atrito entre partículas provavelmente influenciam o transporte de poeira. Ou seja, é um fator crucial para o clima marciano que permanece parcialmente compreendido.

Esta descoberta poderá contribuir para o planejamento de futuras missões robóticas e humanas a Marte. Ajudando assim a NASA a compreender os riscos potenciais para equipamentos eletrônicos. Além disso, desenvolver medidas de segurança para astronautas que explorarão o Planeta Vermelho no futuro.

The post Ouça Marte: NASA divulga som de descargas elétricas no planeta vermelho appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima