A OpenAI lançou oficialmente o ChatGPT Health, uma extensão especializada de seu chatbot voltada para responder questões sobre saúde, doenças e tratamentos. A companhia apresentou a ferramenta como um assistente de saúde pessoal baseado em inteligência artificial (IA).
A nova funcionalidade estreou após a empresa identificar que seu chatbot já ajuda diaariamente mais de 40 milhões de pessoas que buscam orientações relacionadas à saúde. Esses usuários consultam a ferramenta para diversos fins, como elaborar planos de exercícios e entender mudanças na dieta, por exemplo.
Além disso, muita gente tenta compreender efeitos colaterais de medicamentos e identificar sintomas de doenças.
Conforme as informações disponíveis, a OpenAI trabalhou com “mais de 260 médicos” que auxiliaram a empresa a compreender como lidar adequadamente com consultas relacionadas à saúde. O sistema é capaz de buscar informações em fontes médicas confiáveis, além utilizar linguagem conservadora e implementar verificações de segurança ampliadas.
Como o ChatGPT Healt Funciona
O ChatGPT Health permite que os usuários carreguem seus registros médicos ou conectem aplicativos de monitoramento de condicionamento físico. O objetivo é oferecer sugestões mais relevantes e personalizadas. Com isso, é possível fazer perguntas específicas sobre tendências de colesterol ou níveis de açúcar no sangue.
Entre as utilidades do assistente estão a interpretação de resultados de exames de sangue ou físicos, o auxílio na preparação para consultas médicas e a comparação entre planos de seguro com base nos padrões de saúde individuais. Ao preparar os usuários para consultas, a ferramenta destaca sintomas significativos e cria listas fáceis de compartilhar com profissionais de saúde.
A OpenAI também garante maior privacidade na seção Health, afirmando que as conversas neste ambiente não farão parte dos dados de treinamento para seus modelos de IA.
O acesso ao ChatGPT Health ainda é limitado. A empresa criou uma lista de espera e notificará os interessados quando o acesso for liberado. Nem todos os países terão disponibilidade imediata à ferramenta.
“Usuários com planos ChatGPT Free, Go, Plus e Pro fora do Espaço Econômico Europeu, Suíça e Reino Unido são elegíveis” para entrar na lista de espera, conforme informado pela empresa. A OpenAI enfatiza que a plataforma existe “para apoiar, não substituir, os cuidados médicos”.
Por fim, a empresa planeja aprofundar as integrações com sistemas de saúde, seguradoras e outras ferramentas de bem-estar, expandindo as funcionalidades do ChatGPT Health. A decisão de criar uma seção específica para consultas de saúde ocorreu após a OpenAI ter dado pistas sobre o novo serviço.
The post OpenAI lança “Dr. ChatGPT”, que promete ser mais cuidadoso e responsável appeared first on Giz Brasil.