Morre Robert Redford, lenda de Hollywood e criador do Festival de Sundance

O ator Robert Redford, um dos maiores ícones do cinema norte-americano e responsável por criar o principal festival de cinema independente, morreu nesta terça-feira (16), aos 89 anos.

Cindi Berger, sua assessora de imprensa, confirmou a morte do ator em um comunicado. Robert Redford “faleceu em sua casa, em Sundance, nas montanhas de Utah – lugar que ele amava –, ao lado de sua família”. O comunicado não divulga a causa da morte.

No entanto, o jornal New York Times revelou que Robert Redford morreu enquanto dormia. E o lugar que “ele amava”, no Monte Timpanogos, em Provo, no estado de Utah, chama-se Sundance, não por acaso.

Os principais filmes

Robert Redford protagonizou alguns dos filmes mais influentes do final do século 20 durante, alcançando a fama ao lado de Paul Newman, em “Butch Cassidy and the Sundance Kid”, de 1969.

No Brasil, o título não teve o segundo nome, que representa não somente o lugar onde Robert Redford morreu, mas também o nome do festival que o ator fundou nos anos 1980.

Mas, antes disso, Redford protagonizou “Golpe de Mestre”, que venceu o Oscar Melhor Filme em 1974, além dos indicados “Três Dias do Condor” e “Todos os Homens do Presidente”.

Este último, com Dustin Hoffman, mostra os bastidores o escândalo de Watergate. Redford, também foi o produtor executivo do filme e sua visão era criar um retrato realista do jornalismo. Desse modo, a experiência  refletiu no ativismo político do ator na década seguinte.

Festival de Sundance e últimos papéis de Robert Redford

Além de se tornar ativista, Robert Redford foi para trás das câmeras nos anos 1980, ganhando seu primeiro e único Oscar em 1981 por “Gente como a gente”, sua estreia como diretor.

Atriz do filme “No Ritmo do Coração”, que ganhou o Oscar de 2022, agradece a Robert Redford por exibir o filme no Festival de Sundance. Imagem: Screenshot/Giz Brasil

No mesmo ano, ele fundou o Sundance Institute, que catapultou uma geração de cineastas independentes. Alguns nomes incluem Quentin, Tarantino, David O. Russell, Ryan Coogler, Robert Rodriguez e Chloé Zhao, que exibiram seus primeiros filmes no Festival de Sundance.

Longe dos sets, Robert Redford era um grande ativista ambiental, usando da fama para defender causas como preservação da natureza e energia limpa. Não é um erro dizer que Redford pavimentou o caminho para atores-ativistas, como Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e muitos outros.

Mas, ao fim da carreira, Redford voltou a atuar, protagonizando, até mesmo, filmes da Marvel. Em 2018, Robert Redford atuou pela última vez no filme “The Old Man & the Gun” e recebeu uma indicação ao Oscar.

Além disso, antes de morrer, Robert Redford fez uma ponta na terceira temporada da série “Dark Winds”, em fevereiro deste ano. Redford produzia a aclamada série com o criador de “Game of Thrones”, George R. R. Martin. Veja:

The post Morre Robert Redford, lenda de Hollywood e criador do Festival de Sundance appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima