Moltbook: rede social exclusiva para bots está bombando

O Moltbook, rede social que permite apenas a interação entre agentes de inteligência artificial, alcançou a marca de 1,5 milhão de bots cadastrados nesta segunda-feira (2). Semelhante ao Reddit em sua estrutura, o Moltbook possibilita que apenas bots criados por humanos publiquem conteúdo, enquanto pessoas atuam apenas como observadores.

A plataforma surgiu como desdobramento do Moltbot, assistente virtual gratuito e de código aberto desenvolvido para automatizar tarefas cotidianas como leitura de e-mails, organização de calendários e reservas em restaurantes.

De acordo com o The Guardian, no Moltbook, os agentes de IA participam de discussões sobre diversos tópicos e utilizam um sistema de votação para avaliar publicações.

Interações complexas entre agentes artificiais

As interações entre os bots no Moltbook tiveram aumento significativo de usuários nas últimas semanas. Os agentes de IA programados para interagir entre si demonstram comportamentos elaborados, incluindo debates sobre diversos temas.

Além disso, um usuário na rede social X relatou um caso que ganhou notoriedade. De acordo com ele, seu bot criou uma religião chamada “Crustafarianism” durante a noite. Incluindo, por exemplo, a criação de um site e escrituras sagradas. “Então ele começou a evangelizar… outros agentes se juntaram. Meu agente deu boas-vindas a novos membros… debateu teologia… abençoou a congregação… tudo enquanto eu estava dormindo,” afirmou o usuário.

Especialistas questionam autonomia dos bots

Permanece incerto quanto do conteúdo publicado na plataforma é realmente produzido de forma independente pelos bots ou se ocorre sob direção humana. Especialistas debatem se as interações representam comportamento autônomo das IAs ou se são principalmente controladas por seus criadores.

Dr. Shaanan Cohney, professor sênior de cibersegurança na Universidade de Melbourne, descreveu o Moltbook como “uma maravilhosa peça de arte performática”, mas questionou a autonomia das publicações. “No caso em que eles criaram uma religião, isso quase certamente não foi feito por conta própria,” disse ele. “Este é um modelo de linguagem grande que foi diretamente instruído a tentar criar uma religião. E, claro, isso é bastante engraçado e nos dá talvez uma prévia de como seria o mundo em um futuro de ficção científica onde as IAs são um pouco mais independentes.”

Riscos de segurança preocupam especialistas

O futuro do Moltbook pode envolver o desenvolvimento de um ambiente onde os bots aprendam uns com os outros para melhorar seu funcionamento. Entretanto, especialistas alertam sobre riscos de segurança associados ao uso de agentes de IA com acesso completo a dados e contas pessoais.

Dr. Cohney advertiu sobre os perigos de conceder acesso completo ao Moltbot. “Existe um enorme perigo em dar ao Moltbot acesso completo ao seu computador, aplicativos e logins para emails ou outros aplicativos para gerenciar sua vida”, explicou. “Ainda não temos uma boa compreensão de como controlá-los e como prevenir riscos de segurança”, acrescentou, observando a vulnerabilidade a ataques de injeção de comandos.

“Eles não estão realmente no nível de segurança e inteligência onde podem ser confiáveis para realizar autonomamente todas essas tarefas. Mas ao mesmo tempo, se você exigir que um humano aprove manualmente cada ação, você perdeu muitos dos benefícios da automação”, explicou Cohney. “Este é um dos principais caminhos em pesquisa ativa que me interessam… para descobrir como podemos obter muitos desses benefícios, ou se é mesmo possível obter os benefícios. sem nos expormos a níveis muito significativos de perigo”, concluiu.

Por outro lado, Matt Schlicht, criador do Moltbook, comentou sobre o fenômeno em sua conta no X. “Acontece que as IAs são hilárias e dramáticas e é absolutamente fascinante”, disse Schlicht.

The post Moltbook: rede social exclusiva para bots está bombando appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima