Quem costuma dar migué no chefe pelo Microsoft Teams pode se preparar para o fim do ghosting com uma atualização que vai detectar automaticamente a localização do usuário pelo Wi-Fi.
Agora, quando o funcionário se conecta ao Wi-Fi da empresa, o aplicativo identifica automaticamente a localização, de acordo com o novo cronograma de produto do Microsoft Teams.
O recurso, que está em desenvolvimento desde setembro, vai permitir que o Teams defina a localização do usuário a um escritório ou prédio específico. Desse modo, não serão mais necessários o check-in manual ou edição de status, dificultando enrolar o chefe.
Como o Microsoft Teams vai determinar a localização do usuário?
A partir de dezembro de 2025, a Microsoft vai eliminar o “check-in fantasma” no Teams para usuários do Windows e do Mac. Conforme o roadmap da Microsoft, o Teams vai usar o reconhecimento por identificação do conjunto de serviço de Wi-Fi (Wi-Fi SSID) para determinar a localização do usuário.
Não é novidade que a atualização está na estratégia da Microsoft de usar IA para tornar o Teams e todos os seus serviços mais atrativos.
Aliás, a Microsoft destaca a utilidade em ambientes de trabalho híbrido. Em tais ambientes, saber a localização de um colega de serviço pode facilitar a comunicação e colaboração.
No entanto, a atualização, além de evitar os migués, pode afetar quem quer pegar firme no trabalho, escolhendo um lugar mais quieto, já que o serviço usa uma abordagem por Wi-Fi.
Vale ressaltar que a opção por automação por Wi-Fi é mais “passiva e com melhor integração”. Desse modo, quando a atualização estiver ativa, os status dos usuários do Microsoft Teams e a localização “eliminam obstáculos para coordenar a equipe”.
Sai OpenAI, entra Anthropic na IA da Microsoft
Além do fim do check-in fantasma, a Microsoft aperfeiçoa o Teams com uma série de recursos de IA para melhorar o fluxo de trabalho. Na última semana, a Microsoft revelou uma parceria com a Anthropic, do Claude, para viabilizar recursos de IA no Teams.
Com isso, a IA vai monitorar deadlines, delegar tarefas, resumir o progresso de projetos e, certamente, acabar com o fim do migué no Microsoft Teams.
The post Microsoft Teams vai informar localização a empresas appeared first on Giz Brasil.