Pesquisadores liderados por Evan Levine, da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, concluíram um estudo arqueológico em 87 ilhas desabitadas do arquipélago das Cíclades, na Grécia. O trabalho, finalizado recentemente, utilizou tecnologias não invasivas como LIDAR e magnetometria para mapear vestígios de ocupação humana antiga no Mar Egeu.
A iniciativa, chamada Projeto das Pequenas Ilhas Cíclades, envolveu pesquisadores da Grécia e dos Estados Unidos, além da equipe de Copenhagen. Conforme relatado pelo Phys, o estudo resultou em avanços importantes, incluindo a designação da ilha de Polyaigos, maior território desabitado do Mar Egeu, como sítio arqueológico protegido.
Ocupação antiga na Grécia
O arquipélago das Cíclades, localizado a sudeste da Grécia continental, tem mais de 200 ilhas. Apesar de muitas delas não terem habitantes permanentes atualmente, a região possui rica história de ocupação humana.
“Nossas perguntas eram simples. Essas ilhas agora desabitadas, algumas grandes, algumas pequenas, algumas acidentadas, algumas muito bonitas, foram usadas por pessoas em algum momento do passado? Se sim, como foram usadas, e como isso muda nossa perspectiva sobre esses tipos de ambientes de arquipélago onde ilhas grandes, ilhas pequenas, costas e o próprio mar estão todos trabalhando juntos para ditar como as pessoas vivem?”, questiona Levine.
A equipe utilizou principalmente duas tecnologias para realizar o mapeamento. A magnetometria, tema de publicação recente no Journal of Archaeological Science: Reports, permite identificar estruturas subterrâneas sem necessidade de escavação.
“A magnetometria é uma técnica que nunca havia sido usada nessas ilhas, então não tínhamos certeza se seria eficaz. Usamos um equipamento chamado gradiômetro para registrar a assinatura magnética do solo enquanto caminhamos sobre ele. Diferentes objetos no solo apresentam propriedades magnéticas distintas, que usamos para ver o que está sob o solo. A magnetometria nos ajuda a encontrar desde paredes de pedra e edifícios até eventos interessantes como antigos raios e atividades humanas e naturais que afetam o magnetismo do solo”, explica Levine.
Arqueologia não invasiva
Por outro lado, o LIDAR possibilita o mapeamento detalhado das ilhas a partir do ar. A edição de dezembro do Journal of Greek Archaeology vai apresentar os resultados obtidos com esta tecnologia na ilha de Naxos, complementando um artigo recente publicado na revista Antiquity.
Os pesquisadores querem entender sítios antigos sem precisar escavar tudo completamente. “Como a arqueologia é uma ciência destrutiva, nosso objetivo é documentar o máximo possível para garantir que estamos escavando no lugar certo e fazendo as perguntas certas quando realmente escavamos”, afirma o arqueólogo.
O projeto surgiu da necessidade de estudar a presença humana pré-histórica nas Cíclades sem utilizar métodos tradicionais de escavação. Isso porque eles podem danificar os sítios. A abordagem multidisciplinar adotada pela equipe internacional contribui para o desenvolvimento regional sustentável e a proteção do patrimônio cultural grego.
As Cíclades atraem milhões de turistas anualmente para ilhas como Mykonos e Santorini. Porém, a região também abriga importantes sítios arqueológicos conhecidos, como o santuário de Apolo em Delos e Akrotiri, cidade da Idade do Bronze destruída por erupção vulcânica há mais de 3.000 anos.
“Há vários benefícios em usar esses métodos. Eles são não invasivos e podem produzir resultados surpreendentes. No mundo de financiamento limitado para pesquisa em humanidades, eles permitem que você seja muito mais direcionado do que era possível anteriormente, usando métodos destrutivos como escavação com muito mais parcimônia para responder a questões específicas”, conclui Levine.
Além disso, o mapeamento realizado pela equipe de Levine orienta o turismo de forma mais consciente e preserva sítios arqueológicos importantes. O projeto continua em andamento, com novas descobertas sendo documentadas e publicadas em periódicos científicos.
The post Lasers revelam cidades escondidas em ilhas gregas appeared first on Giz Brasil.
