Japão exige que OpenAI pare de usar conteúdo do Studio Ghibli no Sora 2

No final de outubro, a Content Overseas Distribution Association (CODA), entidade que representa detentores de propriedade intelectual no Japão, como o Studio Ghibli, enviou uma carta formal à OpenAI exigindo a remoção de suas obras do Sora 2.

Sora 2 é a nova versão de geração de vídeos por IA que a OpenAI lançou no dia 30 de setembro. Segundo informações do site Animon, a entidade afirma que o Sora 2 gera vídeos com enorme semelhança a obras japonesas como as do Studio Ghibli.

Para a CODA, a OpenAI usa material protegido por direitos autorais para treinar seus modelos de IA. A organização afirma que a replicação de obras durante o treinamento de modelos de IA configura violação de direitos autorais. As violações ocorrem sobretudo na geração de personagens famosos de obras já existentes.

O caso ganhou força após a geração de vídeos no Sora 2 muito similares às obras do Japão logo após a OpenAI lançar o modelo.

O problema chegou a fazer com que o governo japonês solicitasse que a OpenAI suspendesse a criação de vídeos com grande similaridade a obras japonesas.

OpenAI burla justiça do Japão ao usar obras do Studio Ghibli no Sora 2

Além do Studio Ghibli, outros membros da CODA são a Bandai Namco e várias produtoras de animes. A organização criticou o sistema atual da dona do ChatGPT. A OpenAI exige que empresas como o Studio Ghibli entrem em contato para excluir suas obras dos dados de treinamento do Sora 2.

Para a CODA, esse modelo fere o sistema jurídico japonês ao exigir permissão prévia. Tal modelo é o “opt-out”.

“Não existe um sistema que permita evitar a responsabilidade por violação por meio de objeções posteriores”, declarou a entidade.

Além disso, a CODA solicita que a OpenAI responda diretamente a queixas de empresas japonesas, como o Studio Ghibli, encerrando o uso de conteúdo sem autorização. Mas a OpenAI ainda não respondeu oficialmente às solicitações de comentário sobre a geração de vídeos.

No entanto, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou recentemente que a empresa mudará o sistema do Sora 2, permitindo que as empresas tenham maior controle sobre a geração de vídeos.

Aliás, Antes do Sora 2, a OpenAI enfrentou críticas por reproduzir imagens no estilo do Studio Ghibli após o lançamento do GPT-4o, em março deste ano.

The post Japão exige que OpenAI pare de usar conteúdo do Studio Ghibli no Sora 2 appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima