Humanos surgiram na Terra mais cedo do que se pensava, diz estudo

De acordo com um novo estudo que analisou a reconstrução de um crânio de um hominídeo com mais de um milhão de anos, os humanos surgiram na Terra mais cedo do que se pensava.

Publicado no final de setembro na revista Science, o estudo é a análise do Yunxian 2, descoberto na China, que, segundo os autores do estudo, representa um membro antigo da linhagem dos hominídeos na Ásia.

Xiabo Feng, da Universidade de Shanxi e principal autor do estudo, afirma que este espécime resultou na evolução do Homo Longi.

Em 1990, paleontólogos descobriram o crânio do Yunxian 2 na província de Hubei, na China. No entanto, o fóssil estava rachado, dificultando o estudo com as tecnologias da época. Inicialmente, os cientistas atribuíram o crânio ao Homo Erectus.

Tecnologia ajudou a descobrir que humanos surgiram mais cedo na Terra

Agora, através da reconstrução digital, os cientistas conseguiram corrigir as características do Yunxian 2 e compararam a mais de 100 fósseis de crânios e mandíbulas da África, Ásia e Europa.

Usando tomografia digital, reconstrução em 3D e scanners 3D de luz estruturada, os cientistas conseguiram reanalisar a anatomia do Yunxian 2.

A reconstrução revelou uma mistura de características surpreendentes, similares ao H. erectus, ao H. longi e ao Homo sapiens. Tal combinação indica que populações de humanos surgiram mais cedo na Terra, se dividindo entre ramos evolutivos distintos.

O modelo evolutivo usado no estudo insere o Yunxian na mesma linhagem do H. longi e do hominídeo de Denisova. O hominídeo de Denisova é uma subespécie de humanos primitivos que viveram na Ásia de 285 a 25 mil anos atrás.

Portanto, o Yunxan era um ancestral comum do H. longi e dos humanos há 1,32 milhão de anos. Essa divisão entre ramos evolutivos ocorreu um pouco depois dos Neandertais, que se dividiram de outros ramos há 1,38 milhão de anos.

Assim, se a análise estiver correta, o hominídeo de Denisova representa uma linhagem mais próxima dos humanos modernos (Homo sapiens) do que dos neandertais.

“Nossa pesquisa revela que o Yunxian 2 não é o Homo erectus, mas um membro mais antigo do clado do H. longi, ligado ao hominídeo de Denisova. Isto muda muita coisa porque sugere que, há um milhão de anos, nossos ancestrais já tinham se dividido em grupos diferentes, evidenciando uma divisão evolutiva muito mais complexa e antiga do que pensávamos”, afirma Chris Stringer, do Museu Natural de Londres e coautor do estudo.

The post Humanos surgiram na Terra mais cedo do que se pensava, diz estudo appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima