A Groenlândia está passando por mudanças geofísicas complexas, com o derretimento de sua camada de gelo encolhendo a ilha em algumas regiões e apresentando deslocamento ao noroeste.
Em um estudo publicado recentemente, cientistas do Departamento de Pesquisa Espacial (DTU) da Universidade Técnica da Dinamarca descobriram que o fenômeno decorre de eventos pré-históricos.
Os cientistas descobriram que o território dinamarquês sofre deformações simultâneas tanto pelo derretimento de gelo quanto por processos geológicos de mais de 20 mil anos.
Anualmente, a Groenlândia se movimenta cerca de dois centímetros rumo ao noroeste do Ártico devido aos dois fatores acima.
O derretimento da camada de gelo é obviamente um dos motivos. Mas a regeneração da crosta da Terra pelas enormes massas de gelo que derreteram na última Era do Gelo também contribui para o fenômeno.
Juntos, ambos os processos causam expansões e compreensões na Groenlândia, que está encolhendo e também expandindo horizontalmente.
Através de um modelo geofísico com alto nível de detalhe, com base em 58 estações de GPS na Groenlândia, os cientistas conseguiram monitorar as mudanças horizontais e verticais no leito rochoso da ilha.
Aliás, o modelo consiste em dados geofísicos de 26 mil anos atrás até o presente, buscando integrar processos antigos com 20 anos de dados de GPS em alta resolução.
Desse modo, os cientistas descobriram áreas onde a Groenlândia está, de fato, encolhendo por movimentos horizontais.
“O gelo que derreteu nas décadas recentes empurrou a Groenlândia e causou a subida [da crosta da Terra]. Por isso, a área se tornou particularmente maior durante esse período”, explica Danjal Longfors Berg, principal autor do estudo.
Além disso, o cientista ressalta que os eventos causam o movimento oposto de que a Groenlândia “está aumentando e encolhendo devido a mudanças pré-históricas”.
Embora sutis, essas mudanças têm impactos amplos para além das geociências. De acordo com os cientistas, compreender o movimento da massa continental é importante para navegação precisa e geolocalização, sobretudo em um momento de mudanças climáticas.
The post Groenlândia está encolhendo e se desloca 2 cm por ano, revela estudo appeared first on Giz Brasil.