Google troca o “motor” do Gemini, e quer IA mais rápida no dia a dia

O Google apresentou o Gemini 3 Flash, uma versão otimizada do modelo Gemini 3 Pro que será implementada como padrão no aplicativo Gemini e no Google Search. A empresa anunciou a novidade nesta semana, e traz melhorias na velocidade de resposta enquanto mantém as capacidades avançadas de processamento do modelo principal.

A nova versão substitui o Gemini 3 Flash 2.5, após um mês após o lançamento do Gemini 3 Pro. Ele já havia introduzido avanços em raciocínio, codificação e processamento simultâneo de diferentes formatos de conteúdo como imagens, textos e vídeos. De acordo com o The Verge, essa atualização representa um passo significativo na estratégia da empresa para aprimorar seus serviços de inteligência artificial.

Melhorias de desempenho e eficiência

De acordo com a empresa, o Gemini 3 Flash supera o desempenho do modelo anterior Gemini 2.5 Pro, operando com custos significativamente menores. Como demonstração de suas capacidades, o Google afirma que a nova tecnologia consegue elaborar planos baseados em múltiplos vídeos e imagens em questão de segundos.

“Mantém essa base, combinando o raciocínio de nível Pro do Gemini 3 com a latência, eficiência e custo de nível Flash”, destacou a empresa em comunicado.

Impacto para usuários e desenvolvedores

Tulsee Doshi, diretora sênior e chefe de produto do Google DeepMind, afirmou ao The Verge que a mudança representará uma “enorme atualização” para a maioria dos usuários do serviço.

“Com o Gemini 3 Flash… será um retorno mais rápido de uma perspectiva de latência,” explicou Doshi. Ela também acrescentou que os usuários perceberão “respostas mais detalhadas” em comparação com a versão anterior.

Disponibilidade da tecnologia

Além da integração global no aplicativo Gemini e no modo de IA da Busca do Google, o Gemini 3 Flash também estará disponível para desenvolvedores através de diversas plataformas. Entre elas estão o Google AI Studio, API Gemini, Google Antigravity, Gemini CLI, Android Studio e Vertex AI.

Porém, a empresa não divulgou detalhes sobre o cronograma exato de implementação. Ou mesmo possíveis custos adicionais para os usuários finais das plataformas que receberão a atualização.

The post Google troca o “motor” do Gemini, e quer IA mais rápida no dia a dia appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima