O Instagram corrigiu uma falha técnica que provocou o envio não solicitado de e-mails de redefinição de senha para milhões de usuários em todo o mundo. A empresa anunciou a solução do problema, afirmando que não houve violação de seus sistemas. Isso apesar de uma “parte externa” ter acionado os e-mails.
Em comunicado publicado na rede social X, a plataforma informou que os usuários podem ignorar com segurança esses e-mails. Isso porque a Meta já resolveu o problema. Porém, de acordo com o The Verge, a empresa não detalhou a natureza exata da falha técnica.
O incidente ocorreu nos últimos dias, com usuários relatando o recebimento dos e-mails não solicitados. No entanto, a empresa não especificou quando a falha começou ou quando ela foi corrigida.
Possível vazamento de dados
Paralelamente à falha nos e-mails, a empresa de segurança Malwarebytes identificou dados de 17,5 milhões de contas do Instagram disponíveis na dark web. As informações expostas incluem nomes de usuário, endereços físicos, números de telefone e endereços de e-mail.
Ainda não está claro se existe relação entre o problema dos e-mails de redefinição de senha e o vazamento de dados identificado.
Recomendações de segurança
Para usuários preocupados com a segurança de suas contas, especialistas recomendam alterar suas senhas para algo novo, forte e único. Além disso, o usuário pode verificar se o e-mail vinculado à conta foi exposto visitando o site HaveIbeenpwned ou outro serviço confiável de verificação de violação de dados.
O Instagram reforçou em seu comunicado que os usuários podem ignorar os e-mails. Porém, não comentou sobre as informações divulgadas pela Malwarebytes a respeito do vazamento de dados.
The post Falha no Instagram acende alerta de segurança appeared first on Giz Brasil.