Europa lança dois novos satélites Galileo com foguete Ariane 6

Dois satélites do sistema de navegação Galileo foram lançados com sucesso pelo foguete Ariane 6 na última quarta-feira (17). A operação ocorreu no Centro Espacial Europeu na Guiana Francesa, marcando assim o primeiro uso do novo lançador europeu para a constelação Galileo. Além disso, reforça a autonomia espacial da Europa.

Os satélites, identificados como SAT 33 e SAT 34, decolaram às 01:01 (horário de Brasília) e se separaram do lançador após quase quatro horas de voo.

A missão foi confirmada como bem-sucedida às 06h51, quando os técnicos verificaram a aquisição de sinal e confirmaram que ambos os equipamentos estavam em boas condições, com seus painéis solares corretamente implantados. Reveja o lançamento:

Ariane 6

Este foi o 14º lançamento para a constelação Galileo e o quinto para o Ariane 6, o veículo lançador pesado da Europa. A operação integra os esforços da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Comissão Europeia para expandir o sistema de navegação por satélite europeu.

Além disso, os novos satélites estão passando por operações iniciais e testes em órbita antes de se juntarem oficialmente à constelação em órbita terrestre média, a aproximadamente 23.222 km de altitude. Em cerca de três meses, com a adição destes equipamentos, a constelação Galileo contará com 29 satélites ativos, proporcionando assim maior cobertura e confiabilidade.

Desde que entrou em serviço em 2016, o programa Galileo introduziu novas capacidades. Entre elas está o Serviço de Alta Precisão, operacional desde 2023, que fornece a receptores dedicados uma precisão horizontal de até 20 cm e vertical de 40 cm.

Futuro

O lançamento ocorre no ano em que o programa europeu de navegação completa três décadas. A ESA planeja realizar mais dois lançamentos de satélites Galileo de primeira geração no futuro próximo, antes de avançar para a segunda geração de equipamentos.

“Hoje, a Europa está mais resiliente do que estava ontem. E saúdo todos os engenheiros, cientistas e equipe de apoio que tornaram esse sucesso possível,” disse Josef Aschbacher, Diretor Geral da ESA.

O sistema Galileo atende atualmente mais de cinco bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo. Francisco-Javier Benedicto Ruiz, Diretor de Navegação da ESA, destacou a importância da cooperação para o sucesso do programa.

“Gostaria de parabenizar toda a equipe por este lançamento impecável. Ele marca 20 anos de cooperação com a Arianespace desde o lançamento do GIOVE-A, o satélite demonstrador do Galileo. O lançamento de hoje reflete a parceria excepcional com a Comissão Europeia e a EUSPA, bem como nossos parceiros da indústria OHB e Arianespace, para tornar possível a entrega dos melhores satélites de navegação para nossos cidadãos, economia e segurança. Estamos a dois lançamentos de completar a frota de primeira geração do Galileo, um marco que encerra um capítulo e abre outro,” acrescentou Ruiz.

Ele também mencionou os planos futuros para o sistema. “Em breve, estaremos adicionando satélites Galileo de Segunda Geração, que oferecerão serviços de posicionamento, navegação e cronometragem ainda mais robustos e confiáveis. Eles se integrarão perfeitamente à frota atual para formar a maior constelação de satélites da Europa e fornecer serviços essenciais em todo o mundo”.

The post Europa lança dois novos satélites Galileo com foguete Ariane 6 appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima