O ser humano ainda não conseguiu pisar em Marte, mas, se depender da Celestis, os mortos poderão visitar o planeta vermelho. A empresa do Texas, nos EUA, lançou uma lista de 300 reservas para sua primeira viagem especial memorial a Marte, a Mars 300. A Celestis pretende enviar recipientes com cinzas cremadas e amostras de DNA de falecidos para a órbita ao redor do planeta.
A Celestis declarou que seu principal objetivo é homenagear entes queridos preservando a ecosfera de Marte por meio da observância dos protocolos de proteção planetária do COSPAR. De acordo com a empresa, o serviço custará US$ 24.995 (R$ 132,8 mil) e já está aceitando pagamentos iniciais de 10%. A conclusão do projeto, entretanto, pode levar anos.
Um comunicado à imprensa informou que os pagamentos “serão mantidos em uma conta fiduciária dedicada, administrada por um banco e com seguro federal, sob o controle do cliente, até que a data de lançamento e o provedor sejam confirmados”.
Desde 1997, a empresa transporta cargas preciosas, como os restos mortais de pessoas e animais de estimação. Ela deixam a Terra em veículos como o novo foguete Vulcan Centaur, da United Launch Alliance. Além disso, outros serviços incluem o envio de cápsulas memoriais para a órbita, posteriormente recuperadas.
Segundo Charles Chafer, fundador e CEO da Celestis, a primeira missão tem previsão para 2030. No entanto, ainda é necessário definir um lançador confiável. Atualmente, o único fornecedor que poderia oferecer missões de carga a Marte é a Starship, da SpaceX.
Restos mortais humanos já foram a Marte no passado
Anteriormente, outras missões ao espaço sideral já transportaram restos cremados e/ou recipientes com DNA de lendas de “Star Trek”. Entre eles, Nichelle Nichols , DeForest Kelley, Gene Roddenberry e sua esposa Majel Barrett Roddenberry, e James “Scotty” Doohan.
A Celestis já transportou restos mortais de Douglas Trumbull, lenda dos efeitos visuais de “2001: Uma Odisseia no Espaço” e “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, a bordo da ” Missão Enterprise 2024″.
Entretanto, em junho deste ano, a cápsula Nyx “Mission Possible” da The Exploration Company e sua carga Celestis Memorial Flights se perderam no mar durante a fase de pouso no Oceano Pacífico, quando um paraquedas não abriu corretamente.
The post Empresa propõe enviar restos mortais humanos para Marte appeared first on Giz Brasil.