A Electronic Arts fechou um acordo com a Stability AI para utilizar inteligência artificial (IA) em seus processos de desenvolvimento de games. De acordo com o comunicado, as empresas vão criar conjuntamente “modelos, ferramentas e fluxos de trabalho de IA” para reinventar a forma como conteúdo é produzido.
Embora levante uma série de preocupações, o movimento da empresa não é exatamente uma surpresa. Andrew Wilson, CEO da EA, já afirmou publicamente que a IA era central nas operações da empresa. A parceria mais recente é apenas um passo rumo ao ambicioso plano de otimizar suas atividades com soluções baseadas na tecnologia.
“O aprendizado de máquina e a inteligência artificial (IA) são há muito tempo os pilares da inovação na EA, impulsionando tudo, desde jogabilidade inteligente e animação em tempo real até simulação de física, soluções de descoberta de caminhos e pipelines de desenvolvimento mais eficientes.”
Games com IA
Segundo a empresa, os humanos seguirão no centro dos processos, mas o objetivo é trabalhar para tornar a IA uma auxiliar “confiável”. Assim, os desenvolvedores poderão se concentrar em criar experiências de alto nível que agradam diferentes comunidades de jogadores ao redor do mundo.
“Esses avanços abrem novas portas para prototipagem rápida e narrativa visual. Permitindo assim que artistas e desenvolvedores idealizem, visualizem e refinem experiências de jogo em um ritmo mais rápido e em maior escala.”
Por trás dos ganhos em produtividade e otimização dos processos de produção de jogos triplo A, há também uma esperança relacionada à economia e lucros que utilizar inteligência artificial de forma mais ampla pode proporcionar para a empresa. E, sim, isso pode significar cortes de pessoal.
O assunto é polêmico. Por isso, profissionais da indústria acompanham ele com bastante preocupação. Na verdade, quem trabalha na indústria do entretenimento, incluindo outras mídias, está bastante apreensivo com a forma com que as empresas podem decidir incorporar a tecnologia em seus negócios.
Além disso, no caso da indústria dos games, a IA tem sido cada vez mais uma solução para ganho de eficiência. Grandes companhias do setor já incorporaram a tecnologia em algum nível em seus processos e, mesmo que prometam não substituir a mão de obra humana, o clima de temor entre quem pode ser impactado negativamente pelo uso das novas soluções é uma realidade.
LEIA TAMBÉM:
Barreiras dificultam a implementação da humanização do parto no Brasil
Supercomputador Vital impulsiona pesquisa de novos remédios e inovação no Instituto Butantan
The post EA vai desenvolver novos games em parceria com empresa de IA appeared first on Giz Brasil.