Apesar de vários estudos sobre os impactos do plástico no meio-ambiente, os riscos da água engarrafada à saúde permanecem com poucas análises científicas. No entanto, um estudo publicado em setembro por cientistas da Universidade Concordia, no Canadá, analisou mais de 141 publicações acadêmicas para revelar como a ingestão de microplásticos é perigosa.
Os resultados do estudo demonstram que uma pessoa consome entre 39 e 52 mil partículas de plástico por ano. No entanto, quem toma água engarrafada ingere mais 90 mil partículas em relação a quem toma água do filtro.
Sarah Sajedi, principal autora do estudo, enfatiza que o problema em consumir água engarrafada não é a enorme toxicidade, mas a exposição crônica, ou seja: o acúmulo de plástico pelo consumo regular.
Quando entram no corpo humano, os microplásticos podem quebrar barreiras biológicas, entrando no sistema circulatório e atingindo órgãos vitais.
O estudo destaca estes possíveis riscos à saúde atrelados à exposição a microplásticos pelo consumo de água engarrafada:
- Doenças respiratórias;
- Distúrbios hormonais e reprodutivos;
- Neurotoxicidade;
- Carcinógeno (que provoca câncer no organismo)
Sajedi ressalta haver uma enorme lacuna entre a documentação do impacto do plástico nos oceanos, até mesmo em regiões remotas como a Antártica, em relação a estudos específicos sobre os riscos à saúde pelo consumo de água engarrafada.
A cientista lembra que água em garrafas de plástico é um produto de consumo global, que, geralmente, recebe um marketing de alternativa saudável em relação ao alumínio.
Sajedi ressalta a necessidade de educação pública e mudança comportamental para reduzir a exposição aos riscos da água engarrafada.
“Beber água em garrafas de plástico é aceitável em uma emergência, mas não pode ser comum no cotidiano”, afirmou a cientista em um comunicado.
Sajedi menciona que sacolas e canudos de plástico se tornaram alvos no mundo inteiro. Contudo, a água engarrafada em plástico, sobretudo as descartáveis, continua ignorada, apesar dos riscos à saúde.
The post Consumo de água engarrafada gera riscos à saúde, diz estudo appeared first on Giz Brasil.