O Google apresentou uma nova funcionalidade para o navegador Chrome que permite ao assistente Gemini realizar tarefas na web pelos usuários.
O recurso “auto browse” foi anunciado nesta semana, impulsionado pelo Gemini 3, o modelo de inteligência artificial mais avançado da empresa.
Por enquanto, a novidade está disponível exclusivamente para assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra na versão desktop do Chrome.
Como funciona a navegação automática
A nova função integra o assistente de IA diretamente ao navegador. O Gemini aparece em uma barra lateral à direita da tela, possibilitando que os usuários conversem e interajam com sites sem sair do Chrome. De acordo com o Mashable, esta inovação representa um significativo avanço na forma como os usuários podem delegar tarefas online para assistentes virtuais.
Por meio desta funcionalidade, o assistente de IA do Google pode interagir com páginas web e executar comandos específicos solicitados pelos usuários. A tecnologia foi desenvolvida para proporcionar uma experiência de agente virtual diretamente no navegador.
Exemplos práticos de utilização
Entre os exemplos fornecidos pelo Google está a possibilidade de pedir ao Gemini que procure suprimentos para uma festa temática em um e-commerce. O usuário informa qual site deseja que o assistente pesquise, qual festa está planejando e quanto pode gastar.
Após receber estas informações, o Gemini navega até o e-commerce, busca os itens necessários, adiciona os relevantes ao carrinho e avisa ao usuário quando a seleção está pronta para revisão.
Além disso, o assistente pode pesquisar e aplicar códigos de desconto e, com autorização do usuário, acessar o Gerenciador de Senhas do Google para fazer login na conta do usuário no site.
Controle e segurança
Para garantir que os usuários mantenham controle sobre as ações do assistente, existe um botão “Assumir tarefa” no topo da janela do navegador. Este recurso permite intervenção imediata caso o Gemini tome decisões indesejadas durante a navegação.
Parte de uma estratégia mais ampla
O lançamento integra a estratégia do Google de ampliar os recursos de inteligência artificial em seus produtos de internet. A empresa busca oferecer ferramentas que automatizem tarefas online, tornando a navegação mais eficiente.
Além do “auto browse”, o Google também implementou o Nano Banana no Chrome. Anteriormente, a empresa adicionou mais integrações do AI Mode ao AI Overviews, recurso de IA já existente na Busca do Google.
Todas essas novidades seguem o padrão de disponibilizar recursos avançados para usuários que pagam pelos produtos de IA do Google, já que a navegação automática está disponível exclusivamente para assinantes dos planos Google AI Pro e AI Ultra.
The post Chrome ganha navegação automática com Gemini e promete facilitar tudo appeared first on Giz Brasil.
