A China decidiu adiar o retorno dos astronautas da missão Shenzhou-20, que voltariam à Terra da estação espacial Tiangong.
A decisão ocorreu nesta terça-feira (5), conforme a Agência Espacial Tripulada da China (CMSEO), que revelou que detritos espaciais atingiram a nave com três astronautas.
Ainda de acordo com a agência, a China adiou o retorno para garantir a segurança dos astronautas, mas especialistas avaliam os riscos do incidente.
No comunicado, a CMSEO informou que “um pequeno pedaço de detrito orbital” pode ter atingido a nave Shenzhou-20. A China ainda não divulgou detalhes sobre onde o detrito atingiu a nave e nem a dimensão dos danos. A Shenzhou-20 permanece atracada ao módulo Tianhe, da estação Tiangong.
A tripulação da Shenzhou-20 inclui o comandante Chen Dong e os astronautas Chen Zhongrui e Wang Jie, que encerraram a missão de seis meses na última terça-feira (4).
Aliás, o comandante é o astronauta da China com o recorde de maior tempo no espaço, acumulando 380 dias em órbita e seis caminhadas espaciais.
Segundo a China, o retorno da nave com os astronautas à Terra ocorreria nesta quarta-feira (5), após seis meses no espaço. A tripulação passou o comando da estação à equipe da Shenzhou-21.
Aliás, antes do anúncio, não havia sinais de anomalia na nave e a mídia estatal da China informou que os astronautas comemoraram o retorno à Terra em uma refeição na estação espacial.
O jantar contou com as duas equipes, já que a nave Shenzhou-21 chegou à estação espacial na última sexta-feira (31), após a China lançar os astronautas a bordo do Long March 2F.
O comunicador de ciência “Steed’s Scarf” informou o plano de contingência da China para o retorno da nave à Terra. Na rede social Weibo, ele explicou o mecanismo do país.
“Shenzhou-22 e o Long March 2F (lançador) já estavam em espera. Este é nosso mecanismo de backup contínuo. Eles estão em modo de ‘serviço de emergência’ e prontos para trazer nossos astronautas para casa com segurança, se necessário”, afirmou.
The post China adia retorno de astronautas após suspeita de impacto em nave appeared first on Giz Brasil.