Ecologistas da Universidade de Tunghai, em Taiwan, observaram aranhas-de-teia-de-folha (Psechrus clavis) atraindo presas para a teia com faróis bioluminescentes de vaga-lumes capturados. O evento marca um raro exemplo do uso do sinal de acasalamento de uma presa pelo predador em benefício próprio. O relato foi documentado, pela primeira vez, no Journal of Animal Ecology.
Pesquisadores observaram as aranhas noturnas capturarem vaga-lumes em suas teias e os deixaram por até uma hora enquanto emitiam luz bioluminescente. Eles também as acompanharam verificando suas presas de tempos em tempos.
Para compreender esse comportamento, os estudiosos montaram um experimento para testar o objetivo da estratégia no processo de caça. Eles colocaram LEDs em teias de aranha e deixaram outras teias transparentes como controle.
Assim, descobriram que as teias com LEDs atraíam três vezes mais presas do que as de controle. Ao observar apenas os vaga-lumes capturados, o número aumentou para dez vezes mais. Além disso, eles notaram que a maioria dos vaga-lumes capturados eram machos, que provavelmente confundiam o brilho com potenciais parceiras.
Vídeos do experimento mostram aranhas-de-teia-de-folha interagindo com diferentes espécies de presas. Enquanto elas consumiam imediatamente qualquer mariposa, o mesmo não ocorria com os vaga-lumes.
“Especulamos que provavelmente são os sinais bioluminescentes dos vaga-lumes que são usados para identificá-los, permitindo que as aranhas ajustem seu comportamento de manuseio de presas de acordo”, declarou o Dr. I-Min Tso, principal autor do estudo. “Nossas descobertas destacam uma interação até então não documentada, na qual os sinais dos vaga-lumes, destinados à comunicação sexual, também são benéficos para as aranhas.”
Os cientistas sugerem que esse comportamento pode ter se desenvolvido para evitar gastos de energia. Assim como outros predadores que ficam sentados e esperam, as aranhas são capazes de terceirizar a atração de suas presas para os sinais delas mesmas.
Leia também: Aranha “mutante” criada por cientistas produz teias vermelhas.
The post Aranha usa vaga-lume como isca para atrair presas e se alimentar appeared first on Giz Brasil.