A Apple anunciou a abertura do sistema iOS para lojas de aplicativos alternativas no mercado japonês. A decisão atende às novas regulamentações do Japão que visam aumentar a competitividade no setor de smartphones. A medida permitirá que desenvolvedores criem suas próprias plataformas de distribuição de aplicativos para iPhones no país.
Com a mudança, desenvolvedores japoneses poderão lançar lojas próprias para distribuição de aplicativos em dispositivos da Apple. A empresa americana cobrará uma taxa de apenas 5% sobre as vendas realizadas por meio dessas plataformas alternativas.
A iniciativa surge como resposta direta às novas leis japonesas que questionam o modelo tradicional da App Store. O Japão torna-se assim o mais recente território a desafiar as práticas comerciais da Apple no mercado de aplicativos móveis.
Desenvolvedores poderão inserir links para sistemas de pagamento externos
Anteriormente, os criadores de aplicativos pagavam comissões que podiam alcançar 30% sobre transações digitais realizadas dentro dos apps. No novo formato, além da taxa reduzida para lojas alternativas, a Apple estabeleceu que as compras padrão na App Store oficial terão comissão de 26%.
Os desenvolvedores japoneses também poderão oferecer links para sistemas de pagamento externos em seus aplicativos disponíveis na App Store oficial. Nesses casos, a Apple cobrará uma taxa de 15% sobre as transações.
A empresa não especificou quando exatamente as novas lojas alternativas começarão a funcionar no Japão. Também não há informações sobre quantos desenvolvedores pretendem criar suas próprias plataformas de distribuição.
Mesmo com a abertura do sistema, a Apple manterá autoridade para aprovar as lojas alternativas. A empresa exigirá classificações etárias para todos os aplicativos e realizará verificações básicas de segurança nos programas distribuídos por essas plataformas, por exemplo.
A Apple já enfrenta desafios semelhantes na Europa, onde também foi obrigada a permitir mercados alternativos de aplicativos para seus dispositivos.
“Ao longo dessas mudanças, a Apple trabalhou para reduzir os novos riscos de privacidade e segurança criados pela lei, a fim de proporcionar aos usuários no Japão a melhor e mais segura experiência possível”, afirmou a empresa em comunicado publicado em seu blog oficial.
The post Apple abre iOS para lojas de apps alternativas no Japão appeared first on Giz Brasil.