Amazon empurra a Alexa com IA para o Prime e usuários reclamam

A Amazon iniciou a atualização automática dos dispositivos Alexa para a versão Alexa Plus entre os assinantes do serviço Prime. A mudança começou a ser implementada nas últimas duas semanas de janeiro de 2026, sem oferecer aos usuários a opção de recusar a instalação inicial, embora seja possível reverter para a versão original posteriormente.

A atualização está sendo apresentada como um benefício adicional incluído na assinatura do Amazon Prime.

Porém, de acordo com o The Verge, usuários do fórum r/alexa no Reddit não estão gostando da novidade. Isso porque eles relataram que a mudança tem ocorrido sem solicitar uma autorização prévia.

Justificativa da empresa para a atualização

A Amazon defende a atualização como uma melhoria nos serviços oferecidos aos membros Prime. De acordo com a empresa, o Alexa Plus incorpora recursos avançados baseados em modelos de linguagem de grande escala (LLM), em uma estratégia para competir com assistentes de voz de outras empresas.

Os primeiros relatos sobre a implementação do Alexa Plus começaram a surgir no Reddit no início de janeiro. As informações indicam que a distribuição está ocorrendo de forma gradual, atingindo diferentes usuários em momentos variados ao longo das últimas semanas.

Dispositivos compatíveis com Alexa em diversos países onde o Prime está disponível estão recebendo a atualização, conforme indicam os relatos dos usuários nas redes sociais.

Problemas relatados após a atualização

Diversos usuários do Reddit mencionaram problemas com a nova versão do assistente virtual. Entre as queixas estão tempos de resposta mais longos para consultas e alterações na voz e no comportamento do dispositivo. Além disso, alguns relataram um aumento significativo na quantidade de anúncios após a atualização.

Até o momento, não há informações sobre planos da Amazon para oferecer uma opção de recusa completa da atualização ou se pretende torná-la opcional futuramente.

Como reverter para a versão original

Os usuários do Prime continuarão recebendo a atualização automaticamente, mas podem voltar à versão original quando desejarem.

Segundo a mensagem enviada pela Amazon aos usuários, “Após a atualização do seu dispositivo, você ainda pode reverter para a Alexa original dizendo, ‘Alexa, sair do Alexa+’.” No entanto, um usuário do Reddit relatou que, após desativar a Alexa atualizada, foi “inundado com anúncios” até reativá-la.

The post Amazon empurra a Alexa com IA para o Prime e usuários reclamam appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima