Alerta de saúde: câncer de intestino está crescente entre jovens

A American Cancer Society, nos EUA, divulgou um relatório revelando que o câncer colorretal, um tipo de câncer de intestino, assumiu a liderança como principal causa de mortes relacionadas ao câncer entre norte-americanos com menos de 50 anos. Isso porque a doença, que ocupava apenas a quinta posição em 1990, agora encabeça o ranking de mortalidade por câncer nessa faixa etária nos Estados Unidos.

O estudo analisou as taxas de mortalidade entre 1990 e 2023 para os cinco tipos de câncer mais letais em homens e mulheres jovens do país. De acordo com a Scientific American, os dados mostram que o câncer colorretal foi o único entre os principais tipos que apresentou piora nos índices de mortalidade. Tornando-se assim a principal causa de morte por câncer entre homens e a segunda entre mulheres, ficando atrás apenas do câncer de mama.

Além disso, esta mudança ocorre em um cenário onde a mortalidade geral por câncer em pessoas com menos de 50 anos diminuiu 44% no período analisado. As mortes por outros tipos de câncer, como mama, pulmão e pâncreas, por exemplo, registraram quedas expressivas.

“É um ponto de inflexão”, afirma William Dahut, diretor científico da American Cancer Society. “Esta é a primeira vez que é o número um em mortes por câncer no geral para aqueles com menos de 50 anos.”

Dahut atribui a redução nas taxas de mortalidade de outros tipos de câncer aos avanços nos tratamentos disponíveis. “Acredito que isso é mais uma declaração importante de que nosso investimento como nação em ciência para desenvolver melhores tratamentos está dando resultados em nossos jovens adultos”, disse o diretor.

Aumento constante de casos entre jovens

Desde a década de 1990, os casos de câncer colorretal em pessoas com menos de 50 anos têm aumentado constantemente cerca de 2% ao ano nos Estados Unidos. Os dados indicam que o crescimento mais acentuado tem ocorrido entre pessoas de 20 a 30 anos.

Jeff Meyerhardt, oncologista gastrointestinal e codiretor do Centro de Câncer de Cólon e Reto do Dana-Farber Cancer Institute, explica que esse tipo de câncer tradicionalmente afetava faixas etárias mais avançadas. “São considerados cânceres do envelhecimento. Pelo menos no caso do câncer colorretal, a idade [de início] estava estabelecida por bastante tempo, até recentemente.”

A doença tem se manifestado de forma mais grave em jovens norte-americanos. Andrea Cercek, fundadora e codiretora do Centro para Câncer Colorretal e Gastrointestinal de Início Jovem do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, destaca que “três quartos, talvez 60 a 70% das vezes, pessoas [com menos de 50 anos] têm doença mais avançada”. Sobre os novos dados, ela comenta: “Isso é, infelizmente, o que eu esperava ver.”

Diagnóstico precoce e rastreamento

Nos Estados Unidos, o rastreamento para câncer colorretal, tipicamente usando a colonoscopia como método padrão, é recomendado a partir dos 45 anos para a maioria das pessoas sem histórico genético ou familiar da condição. Especialistas reduziram esta idade em resposta ao crescimento das taxas de incidência em grupos etários mais jovens.

Cercek também destaca a complexidade do desenvolvimento da doença em jovens. “Se você pensar no processo típico para, digamos, um jovem de 22 anos, o pólipo teria que começar, literalmente, quando ele tinha 10 anos.” A especialista acrescenta: “Estamos muito interessados em ver se há algo no processo que possa ser mais acelerado, que possa ser diferente.”

O diagnóstico tardio é apontado como um dos fatores que contribuem para casos mais graves e letais. Isso porque jovens com sintomas como sangramento nas fezes, movimentos intestinais difíceis, inchaço ou sinais de anemia podem não procurar atendimento médico. Isso porque estes sintomas podem ser confundidos com outros problemas de saúde. Além disso, médicos podem não considerar o rastreamento para câncer colorretal em indivíduos jovens devido ao menor risco tradicionalmente associado à idade.

Além disso, as causas específicas desse aumento entre jovens ainda não estão completamente esclarecidas. Cientistas estão investigando múltiplas explicações possíveis, incluindo dieta, exercício, estilo de vida, genética, fatores ambientais, microplásticos e antibióticos. No entanto, muitos pesquisadores concordam que não há uma única causa para este fenômeno.

“O que está acontecendo no ‘quadro geral’ é alarmante. Mas é super importante reconhecer que a sobrevivência para um jovem adulto com câncer colorretal muda a vida. É incrivelmente difícil e pode ser incrivelmente desgastante do ponto de vista emocional, físico e financeiro”, afirma Cercek. “Quanto mais pudermos diagnosticar precocemente, melhor será para nossos pacientes.”

The post Alerta de saúde: câncer de intestino está crescente entre jovens appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima