Cientistas revelam truque para ganhar no jogo “Pedra, Papel e Tesoura”

Pesquisadores usaram o jogo “pedra, papel e tesoura” para entender como o cérebro toma decisões em um ambiente competitivo. Para isso, assistiram pessoas jogando 15 mil partidas enquanto registravam suas atividades cerebrais. Com isso, descobriram qual é um truque para vencer a brincadeira.

Surpreendentemente, a estratégia ideal para ganhar várias vezes é ser o mais aleatório e imprevisível possível, sem prestar atenção nas rodadas anteriores.

Por que o truque do pedra, papel e tesoura funciona?

Segundo os resultados do trabalho coordenado pela Universidade de Western Sydney, na Austrália, e publicados na revista Social Cognitive and Affective Neuroscience, aqueles influenciados por rodadas anteriores realmente tenderam a perder com mais frequência. Além disso, os pesquisadores descobriram que as pessoas têm dificuldade com a aleatoriedade.

Isso porque a maioria delas demonstrou uma clara preferência por uma das opções. Mais da metade dos jogadores escolheu “pedra”, depois “papel”, com “tesoura” sendo a opção menos popular. Os participantes tendiam a evitar a repetição, escolhendo opções diferentes com mais frequência do que o esperado pelo acaso.

Com isso, os cientistas podiam prever a escolha de um jogador a partir de deus dados cerebrais, acompanhando a tomada de decisão no cérebro em tempo real. Além disso, o cérebro também revelava informações sobre o jogo anterior em ambos os lados, usando-as para orientar seus próximos passos.

Ou seja, as pessoas se baseiam no último movimento de seus adversários para prever o que acontecerá a seguir. Porém, somente os cérebros dos que perderam o jogo tinham informações sobre a partida anterior, enquanto os dos vencedores não.

Com o método de hiperescaneamento, da neurociência social, a equipe compreendeu como os cérebros tomam decisões enquanto interagem com outras pessoas. Embora a maioria das pesquisas tenha utilizado esse método para investigar a cooperação, que é beneficiada por ações previsíveis, em competições, mais vale ser imprevisível.

Por fim, a pesquisa destaca que os cérebros não conseguem evitar tentar prever o que acontecerá. Mas, na prática, analisar demais o passado pode atrapalhar o futuro.

The post Cientistas revelam truque para ganhar no jogo “Pedra, Papel e Tesoura” appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima