O desenvolvedor Akihiko Kusanagi lançou o “Sea Level Rise 3D Map”, um simulador tridimensional que permite visualizar os impactos da elevação do nível do mar em áreas urbanas ao redor do mundo.
A ferramenta usa tecnologia do Google Maps combinada com renderização 3D, criando uma experiência fotorrealista e interativa.
O simulador 3D transforma dados científicos da elevação do nível do mar em visualizações imersivas, mostrando quais cidades seriam submersas conforme o nível aumenta.
No simulador, é possível ajustar o nível da água metro a metro e mudar a hora do dia, alterando iluminação e sombras para aumentar o realismo. A interface é minimalista e o projeto tem código aberto disponível no GitHub, incentivando colaborações e adaptações.
O aumento do nível do mar é causado, principalmente, por dois fatores:
- Expansão térmica dos oceanos, que absorveram mais de 90% do calor gerado por emissões humanas
- Derretimento de geleiras e camadas de gelo, especialmente da Groenlândia, Antártida e regiões montanhosas
Segundo o IPCC, mesmo em um cenário otimista com o aquecimento global limitado a 1,5 °C, o nível do mar deve subir 43 cm até 2100.
Em cenários mais pessimistas, o aumento pode ultrapassar 84 cm. Um estudo mais recente, publicado na Nature Communications, estima que a elevação pode chegar a quase 2 metros, caso as emissões continuem no ritmo atual — o suficiente para inundar cidades costeiras inteiras.
Para cada centímetro de aumento, estima-se que o litoral recua cerca de 1 metro, tornando o risco ainda mais significativo.
Além disso, com a nova ferramenta, é possível visualizar o impacto direto em locais emblemáticos, além de bairros residenciais ao redor do mundo.
No Brasil, veja como o simulador mostra Salvador em 2100:
Apesar da simplicidade, o simulador em 3D serve para conscientizar sobre o crescente perigo da elevação do nível do mar e das mudanças climáticas.
The post Simulador 3D mostra impacto da elevação do mar em cidades appeared first on Giz Brasil.