Descoberto capacete intacto de guerra ocorrida há mais de 2 mil anos

Arqueólogos recuperaram um capacete romano no fundo do mar próximo a onde ocorreu a Batalha das Ilhas Égadas, na Sicília, em 241 a.C. O capacete militar tinha protetores de bochecha totalmente preservados, mesmo após mais de dois milênios submerso. As informações são do Portal Institucional da Região da Sicília.

O capacete Montefortino foi datado do século 4 a.C. ao início do período imperial. Ele tinha cúpula arredondada de bronze, botão central, aro alargado e proteção de pescoço eficazes e duráveis. Muitos fragmentos já foram desenterrados, mas exemplares completos com as bochechas intactas são extremamente raros.

A Batalha encerrou a Primeira Guerra Púnica, após 23 anos de luta entre Cartago e Roma pelo controle do Mediterrâneo Ocidental. A vitória romana forçou Cartago a se render, bem como a pagar duras reparações e entregar a Sicília, primeira província ultramarina de Roma. Dessa forma, iniciou-se o domínio na região.

Descobertas arqueológicas na Sicília e nas Ilhas Égadas

A descoberta faz parte de um projeto da Superintendência do Mar da Sicília em colaboração com mergulhadores, arqueólogos marítimos e parceiros internacionais. As descobertas ressaltam o papel da Sicília como guardiã do patrimônio mediterrâneo, bem como do leito marinho do Égadi como uma das principais áreas arqueológicas subaquáticas do mundo.

Mais de 15 anos de trabalho nas Ilhas Égadas resultaram na coleta de mais de 30 capacetes, 27 aríetes navais de bronze, espadas, lanças, dardos, cerâmica e moedas. Além disso, os artefatos compõem um registro arqueológico da batalha épica da Primeira Guerra Púnica.

Tomografias computadorizadas revelaram o formato de armas incrustadas sem danificar suas superfícies. Além disso, tratamentos de conservação limparam um pedaço de proa com a inscrição do nome do oficial romano Sérvio Sulpício. O procedimento forneceu uma rara evidência de administração militar durante a guerra.

De um naufrágio do século 5 d.C., mergulhadores recuperaram uma alça de bronze, prova de que os mares permaneceram como encruzilhadas para comércio e guerra por séculos depois das Guerras Púnicas.

The post Descoberto capacete intacto de guerra ocorrida há mais de 2 mil anos appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima