NASA perde contato com espaçonave veterana em Marte

A NASA perdeu contato com a sonda Maven, que realiza missão científica em órbita de Marte. A comunicação foi interrompida no último fim de semana, quando a nave desapareceu atrás do planeta vermelho e não retomou o contato ao reaparecer. A agência espacial americana informou que está trabalhando para restabelecer a comunicação com o equipamento.

A interrupção ocorreu de forma inesperada, já que a sonda operava normalmente antes de passar para o lado oculto de Marte. Porém, quando deveria reaparecer e retomar a comunicação com as estações terrestres, o contato não foi reestabelecido. Segundo informações do The Guardian, especialistas da NASA estão trabalhando em diferentes cenários para entender o que pode ter acontecido com a sonda.

“A telemetria mostrou todos os subsistemas funcionando normalmente antes de orbitar atrás [de Marte]”, afirmou a NASA em comunicado. “A equipe da espaçonave e de operações está investigando a anomalia para resolver a situação. Mais informações serão compartilhadas assim que estiverem disponíveis”, acrescentou a agência espacial.

Importância da Maven para exploração marciana

A Maven desempenha papel importante na exploração de Marte. Além de estudar a atmosfera superior do planeta, o equipamento também serve como retransmissor de comunicações como, por exemplo, para os rovers Curiosity e Perseverance, que exploram a superfície marciana e têm produzido descobertas científicas.

Histórico da missão

A Maven iniciou sua jornada em 2013 e chegou ao planeta vermelho no ano seguinte. Desde então, dedica-se ao estudo da atmosfera superior marciana e sua interação com o vento solar.

A NASA mantém outros dois equipamentos ativos em órbita de Marte. O Mars Reconnaissance Orbiter opera desde 2005, enquanto o Mars Odyssey está em funcionamento desde 2001.

A agência continua investigando o problema e tentando restabelecer contato com a Maven.

The post NASA perde contato com espaçonave veterana em Marte appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima