“Padrinho da IA” vê Google “ultrapassando” a OpenAI: entenda o que mudou

Geoffrey Hinton, pioneiro da inteligência artificial e ex-pesquisador do Google, afirmou que a gigante das buscas está começando a ultrapassar a OpenAI no desenvolvimento de tecnologias de IA. A declaração foi durante entrevista ao portal Business Insider.

O especialista, conhecido como “o padrinho da IA”, expressou surpresa com o tempo que a empresa levou para alcançar seus concorrentes.

“Acho que é mais surpreendente que o Google tenha demorado tanto para ultrapassar a OpenAI”, declarou Hinton, professor emérito da Universidade de Toronto. “Acho que neste momento eles estão começando a ultrapassá-lo”, acrescentou o especialista sobre o atual cenário competitivo.

A gigante de tecnologia lançou recentemente o Gemini 3, um modelo que tem recebido avaliações positivas de especialistas do setor. Além disso, o Nano Banana Pro, modelo de processamento de imagens da empresa, também apresentou resultados promissores, fortalecendo a posição do Google na disputa tecnológica.

Cautela estratégica do Google

A abordagem mais conservadora adotada pelo Google pode ser compreendida a partir de experiências anteriores no setor. A empresa observou o fracasso do chatbot “Tay” da Microsoft em 2016, por exemplo, que precisou ser desativado após publicar conteúdo racista.

“Obviamente, o Google tinha uma reputação muito boa e estava preocupado em prejudicá-la dessa forma”, explicou Hinton sobre a cautela da empresa. O CEO Sundar Pichai já havia esclarecido anteriormente que a empresa adiou o lançamento de seu chatbot porque não tinha chegado a um nível em que pudessem lançá-lo e ter um alto nível de aceitação.

Segundo o especialista, “ainda havia muitos problemas naquela época” que justificavam a postura mais cautelosa da empresa.

Vantagens competitivas

As ações do Google registraram alta após notícias sobre possíveis negociações com a Meta para fornecimento de chips de IA. Ademais, Hinton destacou que a fabricação própria de chips representa uma “grande vantagem” para o Google na competição.

“O Google tem muitos pesquisadores excelentes e, obviamente, muitos dados e muitos centros de dados”, afirmou o especialista. Ele também ressaltou a contribuição histórica da empresa para o campo: “o Google esteve na liderança por muito tempo, certo? O Google inventou os Transformers. O Google tinha chatbots robustos antes de outras empresas”.

The post “Padrinho da IA” vê Google “ultrapassando” a OpenAI: entenda o que mudou appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima