Blue Origin levará primeira pessoa em cadeira de rodas ao espaço

A Blue Origin anunciou nesta quarta-feira (3) os seis tripulantes que participarão da missão NS-37, que levará ao espaço a primeira pessoa usuária de cadeira de rodas. Michaela “Michi” Benthaus, engenheira aeroespacial da Agência Espacial Europeia, integrará a tripulação do voo suborbital que será realizado pelo sistema New Shepard. A data do lançamento ainda não foi divulgada.

Benthaus sofreu uma lesão na medula espinhal durante um acidente de mountain bike em 2018, o que afetou sua capacidade de caminhar. Apesar disso, ela continuou atuando no campo aeroespacial. “Dedicou sua carreira à colaboração científica para o avanço da exploração interplanetária”, conforme descreveu a Blue Origin.

Em 2022, a engenheira participou de um voo parabólico que simula a ausência de gravidade. Posteriormente, em 2024, completou uma missão análoga de astronauta com duração de duas semanas na Polônia.

Tripulação diversificada para missão suborbital

Tripulação da missão NS-37 da Blue Origin

Além de Benthaus, a tripulação da NS-37 contará com outros cinco integrantes. Hans Koenigsmann, engenheiro aeroespacial germano-americano que trabalhou na SpaceX de 2002 a 2021, é um dos nomes confirmados. Durante seus últimos dez anos na empresa, Koenigsmann ocupou o cargo de vice-presidente de construção e confiabilidade de voo.

Joey Hyde, investidor recentemente aposentado de “um importante fundo de hedge” e doutor em astrofísica, também participará da missão. A tripulação inclui ainda Neal Milch, empresário que atualmente preside o conselho de curadores do Jackson Laboratory, instituto de pesquisa biomédica sem fins lucrativos estabelecido no Maine em 1929.

Adonis Pouroulis, engenheiro de mineração e empresário focado em recursos naturais, é outro integrante confirmado. Segundo a Blue Origin, “sua carreira e trabalho filantrópico refletem um compromisso consistente com a educação e o desenvolvimento responsável e sustentável dos recursos da Terra”.

Completando o grupo está Jason Stansell, descrito como um entusiasta espacial do oeste do Texas. De acordo com a empresa, ele “busca inspirar o ceticismo saudável e promover a educação científica através de sua experiência. Ele também está dedicando seu voo ao seu irmão, Kevin, que faleceu em 2016 após uma árdua batalha contra um câncer cerebral”.

Detalhes da missão New Shepard

Imagem: Blue Origin/Divulgação

A missão NS-37 será o 37º voo do sistema New Shepard, composto por um foguete e uma cápsula reutilizáveis. Cada viagem suborbital dura entre 10 e 12 minutos, desde o lançamento até o pouso da cápsula. Durante esse período, a nave ultrapassa a Linha de Kármán, localizada a 100 quilômetros de altitude, fronteira internacionalmente reconhecida como o início do espaço exterior.

Esta será a 16ª missão tripulada do New Shepard, que opera de forma autônoma, e a sétima com tripulantes em 2025. Até o momento, o veículo transportou 86 pessoas ao espaço suborbital, embora sejam apenas 80 indivíduos diferentes, já que seis deles participaram mais de uma vez.

A Blue Origin informou que a transmissão ao vivo no dia do lançamento começará 40 minutos antes da decolagem. A empresa não divulgou o valor cobrado por essa experiência espacial.

Assine a newsletter do Giz Brasil

The post Blue Origin levará primeira pessoa em cadeira de rodas ao espaço appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima