Foguete reutilizável chinês explode na “marcha à ré”; assista

A empresa espacial chinesa LandSpace realizou o primeiro teste de seu foguete reutilizável Zhuque-3 (ZQ-3). Ele conseguiu atingir a órbita planejada com seu segundo estágio, mas falhou na recuperação do primeiro estágio. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (3) a partir da Zona de Teste de Inovação Aeroespacial Comercial de Dongfeng, na China.

De acordo com a LandSpace, o veículo de lançamento movido a metano apresentou uma “combustão anormal durante a descida”. Assim, impossibilitou o pouso controlado do propulsor na plataforma designada.

“A anomalia ocorreu durante o teste de verificação de recuperação e impediu que o propulsor pousasse na plataforma designada. A causa da combustão anormal está sob investigação”, informou a empresa.

O incidente aconteceu quando o propulsor do primeiro estágio reentrou na atmosfera e explodiu. Ele transformou-se em uma bola de fogo sobre o local de recuperação designado no condado de Minqin, na província de Gansu, aproximadamente 390 quilômetros distante do ponto de lançamento.

Veja abaixo os vídeos do lançamento e do pouso fracassado:

Características técnicas do foguete

O ZQ-3 Y1 possui dimensões impressionantes: 66,1 metros de altura e 4,5 metros de largura, com peso de quase 570 toneladas métricas quando completamente abastecido. Sua potência de decolagem ultrapassa 750 toneladas, permitindo o transporte de satélites pesados para órbitas terrestres baixas ou órbitas síncronas com o Sol.

A propulsão do foguete é garantida pelos motores de metano desenvolvidos pela própria LandSpace. O primeiro estágio utiliza nove motores TQ-12A, responsáveis pelo impulso principal, enquanto o segundo estágio opera com um motor TQ-15A.

Os tanques de propelente são fabricados em aço inoxidável, material escolhido por sua resistência, capacidade de suportar altas temperaturas e corrosão, além de seu custo-benefício. O projeto também tem quatro aletas de grade e quatro pernas de pouso para permitir o pouso controlado do primeiro estágio.

Tentativa pioneira na China

O lançamento ocorreu no Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na região autônoma da Mongólia Interior. A LandSpace, uma das principais empresas espaciais privadas da China com sede em Beijing, buscava com esta missão se juntar ao seleto grupo de companhias que conseguiram testar com sucesso foguetes reutilizáveis.

Até o momento, apenas duas empresas espaciais dos EUA conseguiram tal feito. A SpaceX de Elon Musk e a Blue Origin de Jeff Bezos realizaram testes bem-sucedidos com tecnologia similar de foguetes reutilizáveis.

Apesar do fracasso na recuperação do primeiro estágio, a empresa destacou aspectos positivos da missão. “Embora esta missão não tenha alcançado o objetivo planejado de recuperação do primeiro estágio, ela validou com sucesso a correção e racionalidade do teste geral do foguete portador ZQ-3, os esquemas de lançamento e processo de voo, bem como a compatibilidade das interfaces em todos os sistemas”, informou o jornal Global Times.

“O voo forneceu dados críticos de engenharia em condições reais de voo. Assim, estabeleceu uma base importante para serviços de lançamento subsequentes e recuperação confiável e reutilizável do primeiro estágio”, acrescentou a empresa.

The post Foguete reutilizável chinês explode na “marcha à ré”; assista appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima