Aparece a 1ª evidência de que existem relâmpagos em Marte

Depois da Terra, Júpiter e Saturno, pesquisadores encontraram evidências de que Marte tem relâmpagos. Anteriormente, já se suspeitava que o Planeta Vermelho, com redemoinhos e tempestades de poeira globais, pudesse ter relâmpagos.

O clima poeirento durante os eventos revela as condições necessárias para gerar eletricidade na atmosfera rarefeita e seca de Marte. Ou seja, acredita-se que os raios ocorram quando condições turbulentas na atmosfera agitam as partículas.

Isso faz com que elas se esfreguem umas contra as outras e gerem carga, que se acumulam até produzir uma descarga.

O estudo, publicado na revista Nature, gravou a descarga elétrica com o microfone da SuperCam a bordo do rover Perseverance. O dispositivo é capaz de gravar dados sonoros e interferência eletromagnética. Após analisar 28 horas de gravações procurando por sinais de descarga elétrica, a equipe registrou 55 eventos ocasionais durante dois anos marcianos (aproximadamente 3,76 anos terrestres).

Sete deles culminaram com a assinatura acústica de um minúsculo estrondo sônico, ou seja, um pequeno trovão. Para garantir que as gravações provêm de descargas elétricas, os pesquisadores usaram uma réplica da SuperCam na Terra para registrar descargas elétricas.

Mas uma alta concentração de poeira na atmosfera não foi suficiente por si só para produzir eletricidade. Esses eventos geralmente estavam associados a redemoinhos de poeira e frentes convectivas de tempestades de poeira.

Com exceção de um, todos ocorreram durante o período dos 30% ventos mais fortes registrados. Além disso, de um quinto (16) foram durante os dois encontros próximos do rover com redemoinhos de poeira. No entanto, é possível que mais eventos tenham ocorrido.

A descoberta pode ajudar a orientar o projeto de futuras tecnologias de exploração de Marte, protegendo-as de descargas elétricas. Além disso, cientistas planetários agora podem modelar com mais precisão as reações químicas na atmosfera de Marte.

Indo mais além, teorias sobre o surgimento da vida na Terra invocam os raios como um sistema de entrega dos ingredientes para impulsionar um conjunto de moléculas ao desenvolvimento biológico. Dessa forma, se os raios existirem em Marte, os astrobiólogos podem considerar maiores estimativas da probabilidade de vida no planeta.

Assista ao vídeo

Por fim, saiba como terremotos revelam semelhança entre Marte e a Terra.

The post Aparece a 1ª evidência de que existem relâmpagos em Marte appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima