Atração do Rock In Rio 2026, Elton John se dedica a fundação de combate à AIDS

Neste terça-feira (25), o Rock in Rio anunciou as primeiras atrações do line-up de 2026. A próxima edição do tradicional festival terá a participação do cantor britânico Elton John. O artista se apresentará em 7 de setembro, segunda-feira, no Palco Mundo, em um show único no Brasil.

“Muitos de vocês talvez não imaginassem que pudessem o ver de novo, pois estava aposentado. Mas ele voltou para pouquíssimos shows. E o único show que fará no Brasil em 2026 será no Rock in Rio”, anunciou Ana Deccache, diretora de marketing da empresa Rock World.

Em uma nova entrevista à Variety, seu marido, David Furnish, afirmou que “Elton sempre disse que estava se aposentando das turnês, não do trabalho”. Elton John completou: “Estou cantando melhor do que nunca, tocando muito bem e curtindo bastante, o que está me ajudando muito”.

Para isso, ele usa, por exemplo, um teleprompter com fonte verde com ajuste de tamanho, mais fácil para ler. Atualmente, Elton concorre a dois Grammys por “Who Believes in Angels?”, seu álbum colaborativo com Brandi Carlile, gravado no final de 2023 e lançado no início deste ano.

Um dos maiores nomes da música pop e ícone da comunidade LGBT+, John hoje dedica-se principalmente a cuidar da “Elton John AIDS Foundation”. Ele fundou sua instituição de caridade – a quinta maior financiadora filantrópica de pesquisas sobre HIV no mundo – em 1992, após conhecer o adolescente Ryan White, em fase terminal da doença. Furnish é o atual presidente da Elton John AIDS Foundation, a EJAF.

Elton John afirma que há “guerra” contra vítimas da AIDS e cita Trump

À Variety, Elton John disse estar “furioso” com a falta de preocupação política em erradicar o HIV no mundo. “É muito frustrante ter as ferramentas necessárias para acabar com isso e descobrir que os países não ajudam”. A Rússia, por exemplo, expulsou e baniu a EJAF como “elemento subversivo”.

Além disso, em locais onde buscar ajuda para o HIV pode levar à perseguição ou à morte, o desenvolvimento do uso de drones para entregar medicamentos com verba de US$ 150 milhões do governo americano ao programa de drones da Zipline poderia ajudar. No entanto, a tendência no país é de cortes orçamentários.

John acredita que há uma guerra com pessoas que sofrem de HIV e AIDS e que “deveriam ter acesso aos seus medicamentos, mas não conseguem, porque os governos não permitem”. Há crimes contra milhões de pessoas que estão acontecendo por causa dos governos, do estigma e do ódio, de acordo com ele. “É tão frustrante quando você tem os medicamentos, a PrEP, os antirretrovirais. Podemos impedir a propagação da AIDS se as pessoas simplesmente parassem de se omitir e tratassem os seres humanos de uma maneira cristã”, concluiu.

Ele também afirmou que se Donald Trump quer ser lembrado como um dos maiores presidentes da história, acabar com a AIDS “seria realmente uma grande conquista”. Furnish contou ainda que eles tiveram conversas muito positivas com representantes em Washington.

Sobre sua fundação, John disse que já arrecadaram mais de um bilhão de dólares. “Mas ainda há muito a ser feito. Se não houver diálogo, pode levar muito mais tempo do que esperamos”, acrescentou.

Após cegueira, Elton John trabalha em fundação e espera cura com tecnologia

Mesmo depois de ficar cego do olho direito devido a uma infecção ocular aparentemente permanente em 2024 (que afeta os dois olhos), Elton John disse ser “muito sortudo”. “E isso me ajuda, a Fundação de AIDS, porque quando você pensa: ‘Nossa, estou com muita pena de mim mesmo’, e pensa nessas pessoas [afetadas pela crise] e em quanto trabalho temos pela frente, você logo supera isso”, afirmou.

Ele acrescentou que teve “uma vida incrível e ainda há esperança”. “Só preciso ter paciência e esperar que um dia a ciência me ajude com isso”, completou. Furnish também revelou que estão realizando tratamentos e explorando novas possibilidades, que já trouxeram melhoras no olho esquerdo.

“Como há danos na retina do olho direito, e as retinas não se regeneram naturalmente, essa é uma área da ciência ainda em desenvolvimento. Mas as coisas estão mudando muito rapidamente”, declarou ele. “O impacto da IA [inteligência artificial] ​​na medicina e na ciência é surpreendente. Há todos os tipos de novas teorias e descobertas interessantes, e os pesquisadores conseguem processar os dados e realizar os testes muito mais rapidamente do que antes.”

Embora John tenha dificuldade de assistir a shows, televisão ou ler, sua fundação ainda faz festas anuais de arrecadação de fundos para assistir ao Oscar. De acordo com Furnish, foi Patrick Lippert [ativista político que faleceu em 1993] quem cedeu essa noite para a EJAF.

“Temos o maior evento beneficente de entretenimento do ano, que atrai a atenção do mundo todo, e isso é realmente fantástico”, disse. “E manter o HIV/AIDS em pauta é muito importante, porque os medicamentos são tão eficazes que as pessoas não veem mais tantas pessoas adoecendo e morrendo de AIDS como antes.”

Elton John e David Furnish na Festa do Oscar da EJAF em 2024. Imagem: Reprodução

Assine a newsletter do Giz Brasil

The post Atração do Rock In Rio 2026, Elton John se dedica a fundação de combate à AIDS appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima