A OpenAI anunciou que está trabalhando em uma nova plataforma alimentada por inteligência artificial (IA) com foco em conectar empresas e pessoas que buscam emprego. A informação foi confirmada por Fidji Simo, CEO da divisão de aplicativos da startup.
Na prática, o serviço da empresa, que deve chegar no próximo ano, será um concorrente direto do LinkedIn, plataforma da Microsoft.
“Usaremos a IA para ajudar a encontrar a combinação perfeita entre o que as empresas precisam e o que os trabalhadores podem oferecer”, disse Simo em comunicado. Ele ainda garantiu que pequenas empresas e organizações governamentais poderão aproveitar os benefícios do serviço de empregos.
“A plataforma de empregos não será apenas uma forma de grandes empresas atraírem mais talentos. Ela terá um canal dedicado a ajudar firmas locais a competir, e os governos locais a encontrar os talentos de IA necessários para melhor atender seus eleitores”
“LinkedIn da OpenAI”
Segundo a OpenAI, o governo do Texas, nos EUA, pretende usar a ferramenta para conectar empregadores a pessoas que podem ajudar a modernizar seus negócios.
Não é de hoje que a startup de IA vem se movimentando e investindo valores astronômicos para ampliar suas áreas de atuação. Porém, a nova plataforma corporativa pode colocá-la em rota de colisão com a Microsoft, uma de suas principais apoiadoras financeiras. Aliás, Reid Hoffman, um de seus primeiros investidores é também cofundador do LinkedIn.
Atualmente, o LinkedIn é a principal plataforma de empregos do planeta e, assim como outras organizações, já começou a investir em inteligência artificial. Aliás, a empresa entrou em uma grande polêmica no ano passado por utilizar dados de seus usuários para treinamento de modelos de linguagem.
A OpenAI, por sua vez, de acordo com o portal TechCrunch espera lançar seu serviço de empregos em meados de 2026 e, ao menos por enquanto, ainda não tem uma data exata definida para promover este lançamento. Por enquanto, a plataforma vem sendo conhecida apenas como “Jobs Platform”.
LEIA MAIS
DNA histórico tem potencial para revolucionar o conhecimento evolutivo das espécies
Chá verde melhora sensibilidade à insulina e tolerância à glicose em camundongos obesos
The post Dona do ChatGPT prepara rede social para desafiar LinkedIn appeared first on Giz Brasil.