YouTube testa novo feed personalizado com recomendações mais relevantes

Nesta semana, o YouTube iniciou testes com um novo feed personalizado. Ele oferece recomendações de vídeos mais relevantes aos usuários. Dessa forma, na prática, a novidade vai exibir um número maior de conteúdos que sejam mais relacionados aos reais interesses do proprietário da conta.

Primeiramente, o novo recurso é uma clara resposta ao feedback da parte da comunidade insatisfeita com o excesso de sugestões equivocadas. Ou sem nenhuma conexão com seus temas de interesse. Nos últimos anos, o algoritmo da plataforma passou a recomendar uma alta quantidade de vídeos irrelevantes, que causou uma onda de críticas.

O que vai mudar no feed do YouTube

Agora, os participantes dos testes podem visualizar o “Seu Feed Customizado” ao lado do botão “Início”. Ao acessar a nova aba, será possível navegar por sugestões que sejam baseadas nos interesses reais. Além disso, será possível atualizar as recomendações inserindo novos termos-chave.

Por exemplo, caso o usuário queira acompanhar mais conteúdos esportivos, basta inserir a palavra “esportes” ou, caso a intenção seja ver mais vídeos de uma modalidade específica, inserir “futebol”, “vôlei” ou outra opção. O objetivo do serviço de propriedade do Google é tornar a experiência dos usuários mais agradável.

Outras plataformas, como o Threads e o X, o antigo Twitter, após anos de experiências genéricas, estão seguindo por um caminho muito parecido, também lançando recursos que permitem indicar ao algoritmo qual tipo de conteúdo é mais relevante e alinhado aos interesses do proprietário da conta.

Além do novo feed personalizado, o YouTube está testando com um grupo pequeno de pessoas nos territórios da Irlanda e Polônia, o retorno das mensagens diretas. Com a função, descontinuada em 2019, é possível compartilhar vídeos de forma privada sem sair da plataforma.

A empresa está ressuscitando a função em razão do feedback do público, que manifestou interesse em compartilhar conteúdos sem necessariamente precisar recorrer a aplicativos de terceiros, como WhatsApp, por exemplo.

Entretanto, ainda não há nenhuma previsão de quando a funcionalidade será liberada em todas as regiões e de forma mais ampla.

Robô subaquático encontra ninhos de peixes sob o gelo da Antártida

Cientistas acham segunda entrada na menor pirâmide do complexo de Gizé

The post YouTube testa novo feed personalizado com recomendações mais relevantes appeared first on Giz Brasil.

Rolar para cima