Na última segunda-feira (10), o Google começou a distribuir o Gemini para o seu dispositivo TV Streaming, substituindo o Google Assistant pela IA da empresa.
O Google anunciou a mudança no início deste ano, durante a CES 2025, revelando novos recursos do Google TV e os dispositivos compatíveis com o Gemini for TV.
O lançamento marca uma expansão significativa do acesso à IA conversacional da empresa. Até então, a IA estava restrita a modelos específicos de smart TVs desde seu lançamento inicial, em setembro de 2025.
De acordo com o Google, o lançamento do Gemini no Google TV Streamer permitirá que os usuários acessem conteúdos por comandos de voz de maneira mais natural.
Para usar o Gemini no Google TV Streamer, o usuário precisa somente de uma TV com entrada HDMI com suporte a HDCP 1.3 ou superior e conexão estável à internet. O acesso à IA ocorrerá por meio do botão de microfone no controle remoto do dongle do Google. Veja:
No entanto, além de restringir o lançamento para usuários dos EUA e do Canadá, o Google lançará a atualização de maneira progressiva para maiores de 18 anos.
Gemini em TVs representa expansão da IA do Google em dispositivos diferentes
Na TV, o Gemini mantém os comandos de voz do Google Assistant, mas com uma interação mais natural e contextual, sugerindo filmes com base em preferências diferentes em uma mesma casa.
Para além do entretenimento, a intenção do Google é tornar o Gemini um assistente de IA para TVs, oferecendo ajuda em diversos contextos cotidianos.
A expansão do Gemini para o dongle que substituiu o Chromecast em TVs representa um maior acesso ao chatbot de IA do Google.
O lançamento inicial da IA em TVs ocorreu em setembro, começando pela TCL QM9K, mas disponível somente nos EUA e no Canadá. Além disso, a empresa anunciou que o Gemini for TV estará disponível nas TVs QM7K, QM8K e X11K, também da TCL. A Hinsense, outra fabricante chinesa, terá a IA nos modelos U7, U8 e UX.
De acordo com o Google, o Gemini estará disponível em outras TVs, regiões e idiomas em um futuro próximo. A iniciativa representa a estratégia do Google de inserir sua IA em todos os dispositivos compatíveis com seus sistemas operacionais.
The post Google remove Assistant e lança lança Gemini para TVs appeared first on Giz Brasil.